Os dois primeiros pilotos já iniciaram as atividades no CTS da Helibras
A Helibras e a Marinha do Brasil assinaram, no último dia 18, um termo de acordo de horas de voo no Full Flight Simulator (FFS) no Centro de Treinamento do Rio de Janeiro. Ao todo, serão 18 pilotos treinados durante todo o ano e os dois primeiros já iniciaram as atividades essa semana.
Ministradas pelos instrutores Alexandre Anselmo, Sergio Khalil e Patrick Correa, as atividades consistem em um programa customizado de treinamento em situações de emergência, visando à consolidação dos procedimentos adotados em caso de falha de diversos sistemas da aeronave, que deve ser conduzida com segurança até o pouso.
Além da instrução em situações emergenciais, a capacitação atenderá as particularidades das operações realizadas pela Força. No total, 265 horas de treinamento em simulador serão realizadas entre 2016 e 2018.
O CTS da Helibras possibilita aos clientes reduzir significativamente os custos de operação do H225 e do H225M com treinamentos. Outra vantagem é poder acompanhar o desenvolvimento e as necessidades específicas dos operadores brasileiros.
O FFS permite ao piloto realizar a sua qualificação de tipo, treinamentos recorrentes e capacitação em situações de emergência em um ambiente de realidade virtual. O simulador tem uma base de dados visual de todo o território nacional, desenvolvida especialmente para os operadores nacionais. Dessa forma, a tecnologia possibilita que o treinamento seja realizado no ambiente operacional do piloto.
Participaram da assinatura o presidente da Helibras, Richard Marelli, o gerente do Centro de Treinamento e Simuladores, Alberto Duek, a executiva de vendas no mercado militar, Amanda Torres, o Diretor Geral do Material da Marinha, AlteEsq Gusmão, o Diretor de Aeronáutica da Marinha, CAlte Primo, o Comandante da Força Aeronaval, CAlte Goldstein, acompanhados do Comandante do CIAAN, CMG Renato Gomes, do Comandante do EsqdHU-2, CF Morgado e outros 4 oficiais.
Fonte e Foto: Helibras/Eny Miranda