Por Guilherme Wiltgen
Na quarta-feira (17) a Helibras apresentou o mock-up do helicóptero H145M para o Comando de Aviação do Exército, sediado no Forte Ricardo Kirk, em Taubaté/SP. O H145M é a versão militar do H145, que foi levado para ser demonstrado aos pilotos do Exército Brasileiro (EB), e teve sua primeira entrega em 2014.
O H145M é um helicóptero bimotor multimissão, o mais leve do mundo na sua categoria, que pode ser equipado com sistema de armamentos de última geração HForce, que é um sistema modular e abrangente de armas, adaptável em qualquer um dos helicópteros de versão militar da Airbus Helicopters, tais como o H125M e o H225M, que também são empregados pela Aviação do Exército.
Face a flexibilidade que o HForce fornece, hoje diversas Forças Armadas em todo o mundo podem, facilmente, transformar suas frotas de helicópteros leves em versões especializadas de ataque, de forma simples e rápida.
Voando o H145
Para que os militares da AvEx pudessem avaliar a aeronave, a Helibras disponibilizou um H145 civil equipado com o painel no estado da arte Helionix. A frota mundial de H145 já registrou mais de 60 mil horas de voo.
Diversos pilotos da AvEx, tiveram a oportunidade de experimentar a aeronave, além dos pilotos do Grupo de Ensaios e Avaliações do Comando de Aviação do Exército (GEA), responsáveis pela avaliação da aeronave para o EB.
Com um peso máximo de decolagem de 3,7 toneladas, o ágil e leve H145M de ataque, atende perfeitamente as necessidades das Forças Especiais, como no Bundeswehr.
Ela ainda pode ser empregado em uma ampla gama de missões, isso inclui o reconhecimento armado, apoio ao fogo terrestre, escolta armada, transporte tático, MEDEVAC (Medical Evacuation) e CASEVAC (Casualty Evacuation).
O H145M é uma aeronave cujo emprego é flexível, podendo facilmente ser configurado para as mais exigentes missões de combate e em seguida, pode ser totalmente modificado para executar missões de emprego geral, podendo ser empregado como um helicóptero de manobra em proveito da Força Terrestre ou em situações de ajuda humanitária ou desastres naturais.
Por ocasião da demonstração para o EB, o Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, realizou um voo com o Presidente da Helibras, Richard Marelli.
O H145M é utilizado pelas Forças Armadas da Alemanha, Sérvia e Tailândia.
NOTA do EDITOR: Em 2015, o DAN também acompanhou a avaliação do H145 realizada pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) no Esquadrão HU-1, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, e no pouso a bordo no NPo Alte Maximiano (H 41). Saiba mais clicando AQUI.