A Bell Helicopter apresentou hoje, durante a Heli-Expo, três versões do seu novo helicóptero, o Bell 505 Jet Ranger X, desenvolvido dentro da classe SLS (short light single) de helicópteros. Os três 505 que se encontram em exposição no estande de Bell estão devidamente pintados de vermelho, branco e azul. O helicóptero leve é projetado para acomodar cinco ocupantes, todos virados para a frente, e contará com um piso plano, visando a flexibilidade de missão.
O presidente e CEO da Bell, John Garrison, disse que o objetivo do 505 é atingir o sensível mercado de baixo custo, e o ponto forte da nova aeronave é justamente o seu custo, que é de cerca de US$ 1 milhão. Mas, apesar da meta de baixo custo, a Bell está incorporando uma série de tecnologias avançadas no 505, incluindo o glass-panel G1000 da Garmin, com aviônicos integrados, e um motor Turbomeca Arrius 2R com FADEC.
A performance esperada do 505 é que ele atinja uma velocidade de 125 nós, alcance de 360NM, peso máximo de 1.500 Lbs e capacidade de hoverar acima dos 11.000 pés.
A expectativa é que o primeiro voo ocorra ainda este ano.