Com o objetivo de trocar conhecimentos operacionais e logísticos sobre o helicóptero H225M Caracal, o Esquadrão Falcão (1°/8° GAV), sediado em Belém (PA), e o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), localizado em Taubaté (SP), realizaram, entre os dias 17 e 19 de junho, um intercâmbio de infomações e doutrina na capital paraense. As duas unidades operam o mesmo tipo de helicóptero, que é conhecido no Exército como HM-4 Jaguar.
Durante esse período, a FAB apresentou algumas das doutrinas utilizadas nas operações de Resgate em Combate (CSAR – Combat Search and Rescue) e Kapoff (Resgate na água). O Exército focou suas apresentações nos parâmetros utilizados durante o lançamento de paraquedistas do helicóptero.
A partir do dia 29 de junho, durante a operação CSAR em Campo Grande (MS), o 1°/8° GAV deverá realizar o lançamento de paraquedistas do helicóptero, missão que a unidade nunca realizou com essa aeronave.
Esta será a primeira vez que o Esquadrão Falcão realiza essa missão com o H-36 Caracal. “Ter os conhecimentos doutrinários alinhados entre as três Forças é essencial para uma operação conjunta segura”, ressalta o Capitão Aviador Izan Ribeiro de Alencar, oficial de doutrina do Esquadrão Falcão.
Já o Major Flávio dos Santos Junior, Subcomandante do 1º BAvEx, ressaltou a importância da troca de conhecimentos entre operadores de uma mesma aeronave que está sendo implantada nas Forças Armadas. O 1º BAvEx possui cinco helicópteros desse modelo. “As atividades de integração entre as Forças Armadas permite que tanto o Exército como a FAB obtenham ganhos técnico-operacionais, buscando um melhor aproveitamento das potencialidades dos equipamentos”, destaca.
FONTE e FOTO: FAB