A Marinha do Brasil (MB) possui uma equipe de Tripulantes Aéreos de Resgate para atuação, a partir de aeronaves, com a missão de realizar salvamentos no mar em operações de Busca e Salvamento (SAR), podendo também ser empregada em qualquer ambiente operacional que atue uma aeronave do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), a fim de contribuir para a salvaguarda da vida humana.
No dia 5 de janeiro, o Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate (GSAR), do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), realizou um exercício de resgate no mar, em conjunto com o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1).
O exercício contou com a participação de uma dupla de Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR) e da tripulação básica da aeronave UH-12 Esquilo (1P, 2P e Fiel), configurada para missões de busca e salvamento.
Os TAR foram inseridos por salto, a fim de testar suas capacidades em um cenário operacional adverso, e extraídos por meio de ”sling” de modo a aprimorar as habilidades técnicas.
O treinamento contínuo é essencial para os profissionais envolvidos com o objetivo de garantir a excelência nas operações de resgate para salvaguarda da vida humana no mar.
C-ESP-TAR-SAR
O Curso Especial de Tripulantes Aéreos de Resgate para Busca e Salvamento (C-ESP-TAR-SAR), realizado pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), tem a finalidade de habilitar militares para desempenhar tarefas atinentes às atividades realizadas pelo Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate (GSAR) do Comando da Força Aeronaval (GSAR-AerNav) e dos Comandos dos Distritos Navais (GSAR-ComDN), a fim de serem empregados, prioritariamente, em Operações de Socorro (Incidentes SAR), visando à salvaguarda da vida humana em qualquer ambiente operacional a partir de uma aeronave.
O Curso possui duração de 8 semanas e é dividido em 3 fases, sendo elas:
- Fase de adaptação,
- Fase técnica e
- Fase operacional.
Além destas, o curso possui uma fase de seleção onde é realizado a verificação dos dados biográficos, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico Específico (TACFE) e Exame de Suficiência Peculiar (ESP).
Tripulantes Aéreos de Resgate, os homens da Aviação Naval que arriscam suas vidas em missões de Busca e Salvamento no mar!
“PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER”
FOTOS: GSAR/MB