Gripen: Um avião adequado para África do Sul

SAAF Gripen

As aeronaves Hawks e Gripen, adquiridas no contrato de armas de 1999, provaram ser altamente desdobráveis e adaptáveis, disse a Comissão de Inquérito Seriti, na segunda-feira (09.09).

O Diretor de Sistemas de Combate da South Africa Air Force (SAAF), Brigadier General John William Bayne, disse na semana passada que o Gripen adquirido pela SAAF não é a mesma aeronave que a Força Aérea sueca utiliza, uma vez que as condições climáticas e operacionais na Árica do Sul difere, e muito, da Suécia.

“Ele foi projetado para operar em diferentes ambientes. O Gripen é bem adequado para o teatro de operações Sul Africano, para no futuro apoiar o país nos seus objetivos estratégicos”, disse Bayne.

O relatório cita John Bayne, dizendo: “Comparado com caças anteriores, o Gripen possui uma vantagem por causa de sua capacidade de operar NVG, embora os da África do Sul ainda não estejam preparados para esta utilização.”

“O cockpit é projetado para ser capaz de operar com NVG/OVN (Óculos de Visão Noturna). Isso dá a tripulação a capacidade de ver à noite. Essa tecnologia está bem estabelecida na nossa operação com helicópteros, e tem sido amplamente utilizado.” Completando que a aeronave pode ser pilotada por militares de ambos os sexos: “Nós temos atualmente três pilotos do sexo feminino. Uma delas é totalmente qualificada para voar o Gripen e já participou de exercícios da SAAF”, disse ele.

FONTE: Saab

Sair da versão mobile