No final da tarde de terça-feira (13), um caça JAS-39 Gripen da Força Aérea da República Tcheca e um avião-tanque Airbus A330 MRTT realizaram pela primeira vez um exercício de Reabastecimento em Voo (REVO – AAR). O chamado contato seco, ou seja, sem o bombeamento real de combustível.
Os caças baseados em Čáslav realizaram o exercício de reabastecer com uma das aeronaves do programa MMF (Multinational MRTT Fleet), cuja frota está sediada na Base Aérea de Eindhoven, na Holanda.
A República Checa faz parte do MMF desde 2019, formado por seis estados da UE, que visa construir uma Esquadrão multinacional com oito aeronaves Airbus A330 MRTT, que complementaria também as capacidades em evacuação aeromédica.
No passado, os pilotos tchecos praticavam a manobra de reabastecimento em voo com o alemão A-400M, o italiano KC-767, o sueco C-130 Hércules ou vom o norte-americano KC-135 Stratotanker.
Os pilotos descrevem a realização do REVO (AAR) como sendo uma manobra que exige precisão e exatidão, pois os aviões se movem a uma velocidade superior a 500 km/h e a borda da cesta fica a apenas algumas dezenas de centímetros da cabine durante conexão. Na fase final, o piloto deve aproximar-se cuidadosamente da aeronave de reabastecimento até realizar o contato com a cesta de reabastecimento.
O primeiro contato foi realizado por um experiente instrutor de voo da 21ª Ala Tática. Já a segunda aeronave era do comandante do 211º esquadrão tático, Tenente Coronel Vladimír Málk.
Após o teste bem-sucedido, será iniciado no final de fevereiro o treinamento dos demais pilotos tchecos com o MRTT.
Graças à sua adesão ao MMF, a República Tcheca pode utilizar 100 horas de voo por ano, destinadas não só ao reabastecimento em voo, mas também ao transporte de carga, pessoas e evacuação aeromédicas. “Graças a isso, podemos planejar e implementar mais especificamente o AAR (Air to Air Refueling) dentro das horas de voo contratadas do avião-tanque”, explica o Tenente-Coronel Málek.