Por Nicolas Zorro Rincon
A Expodefensa 2021 deixou vários avanços da aeronáutica para a Colômbia e a América Latina que surpreenderam locais e estrangeiros durante o evento realizado nos últimos dias de novembro.
Por outro lado, os UAVs chamaram a atenção com a apresentação do Quimbaya e do COELUM, avanços da Corporação da Indústria Aeronáutica Colombiana e entregues à Força Aérea Colombiana (FAC) para realizar trabalhos de patrulhamento e obtenção de imagens aéreas, entre outros. Já a presença de grandes empresas deixou claro que a corrida para substituir a frota atual da FAC está a todo vapor.
Em primeiro lugar, a Korea Aerospace Industries KAI deixou clara sua intenção de oferecer ao governo colombiano seu caça leve multifuncional FA-50 como um substituto para o atual Cessna A-37 Dragonfly em processo de aposentadoria. Em segundo lugar, a Saab demonstrou que sua presença na Colômbia vem acompanhada de um objetivo claro: vender o Gripen.
O Gripen é um caça multifuncional capaz de realizar missões ar-ar e ar-solo, bem como funções de inteligência, vigilância e reconhecimento com excelente desempenho de combate com boa relação custo-benefício.
Essas características fazem com que o Gripen seja o substituto do Kfir da Força Aérea Colombiana que há anos busca se aposentar.
Este objetivo da Saab foi claramente visto na Feira, onde a empresa trouxe um grande estande onde impressionou os presentes com um simulador de aeronaves que contou com a presença de pilotos do programa e um modelo Gripen com o cocar da FAC.
Esse compromisso de “roubar o coração” dos participantes parece ter valido a pena, pois a marca ficou gravada na mente das pessoas, além de bonés, crachás e outras peças de merchandising que a empresa distribuía.
Desse modo, surge a pergunta: Qual a probabilidade de o FAC optar pelo Gripen?
Bem, as perspectivas são bastante incertas agora. Em primeiro lugar, após a greve nacional de 2020 na Colômbia, o orçamento que foi destinado à compra de aeronaves foi destinado a outras carteiras mais prioritárias. E, em segundo lugar, a Saab não é a única empresa que oferece aeronaves para substituir o Kfir, já que a Lockheed Martin e o governo dos EUA tentaram a Colômbia com aeronaves F-16 para sua frota.
Pode-se dizer que os F-16 têm maior probabilidade de serem vendidos na Colômbia, pois já fizeram voos no país no passado e as relações entre os dois governos são bastante sólidas.
Apesar disso, a Saab está confiante e garante que o Gripen é ideal para o país. Inclusive, já afirmam que o pacote de transferência de tecnologia e cooperação industrial será pensado exclusivamente para a Colômbia, de acordo com as ambições, conhecimentos e tecnologias locais, com base em estudos e conversas com diferentes entidades envolvidas.
Tanto a Saab como a Lockheed Martin estiveram presentes na Expodefensa 2021 relacionando-se e exibindo os seus desenvolvimentos. Os candidatos mexem as fichas e o governo dá a última palavra, agora é só esperar para ver qual e quando.
FONTE: Aviacionline