Por Ivan Plavetz
Lennart Sindahl, diretor da divisão aeroespacial da sueca SAAB, informou na última segunda-feira (27) sobre o contrato assinado com o Comando da Aeronáutica (COMAER) no âmbito do programa de aquisição de 36 aviões de combate Gripen NG para a FAB. Além das aeronaves, o contrato contempla acordos de cooperação industrial e transferência de tecnologias para o Brasil ao longo dos próximos 10 anos.
De acordo com Sindahl, o valor anunciado de US$ 5,4 bilhões com relação ao valor de US$ 4,5 bilhões divulgado ao longo das negociações não poderia ser comentado naquele momento por força de acordos de confidencialidade. Algumas fontes indicam que o montante divulgado agora incorpora adendos em função de “adaptações da aeronave para as necessidades brasileiras”, entre elas, modificações na parte de aviônica e exigências correspondentes aos sistemas de comunicações eletrônicos, incluindo via rádio.
Sindahl comentou também que das 36 unidades planejadas para a FAB, pelo menos 15 exemplares serão totalmente montados no Brasil, sendo que oito deles serão de dois assentos. Essa versão biposto será desenvolvida com significativa participação da Embraer Defesa e Segurança (EDS), que absorverá expertises no âmbito de projetos de aeronaves supersônicas. Até o momento, a encomenda da variante para dois tripulantes é um requisito exclusivo da FAB. Vale lembrar que a Força Aérea da Suécia encomendou 60 Gripen NG, todos monopostos (ou modelo “E” de acordo com a designação local).
O executivo confirmou que os Gripen NG destinados para a FAB montados na Suécia também terão peças e partes produzidas no Brasil. Também contará com a participação de pessoal brasileiro na produção, entre engenheiros e técnicos, que receberão treinamento na Suécia e atuarão na montagem de algumas unidades. Sindahl confirmou que os componentes nacionais não terão réplicas produzidas no país europeu ou em qualquer outra nação, lembrando que a base industrial brasileira possui competências exitosas.
As entregas dos aviões estão previstas para ocorrer entre 2019 e 2024. O diretor não especificou o cronograma de produção e nem quando a primeira aeronave montada no Brasil ficará pronta. Os aviões Gripen NG bipostos deverão ser entregues no final.
A SAAB avalia que o comprometimento brasileiro no programa do Gripen NG, o primeiro país além da Suécia a encomendar o modelo, assegura um horizonte operacional para a aeronave.