Às 10:32 (horário local) desta quinta-feira, 15 de junho, o Gripen E decolou para realizar o seu primeiro voo, pilotado por um piloto de teste Saab.
A aeronave (designação 39-8) saiu do aeroporto de Linköping, na Suécia, e voou sobre as partes orientais de Östergötland por 40 minutos. Durante o voo,a aeronave realizou uma série de testes, incluindo recolher e baixar o trem de pouso.
“O voo foi exatamente como esperado, o desempenho da aeronave foi o mesmo que em nossas simulações. Seu desempenho foi impressionante e de fácil manuseio. Posso dizer que estou muito feliz por ter realizado este voo inaugural”, disse Marcus Wandt, Piloto de Testes Experimental da Saab.
“Hoje, nós realizamos pela primeira vez o voo desse caça. Nós conseguimos isso com o software totalmente qualificado para o revolucionário sistema de aviônicos. Trata-se de dar aos nossos clientes um sistema de combate inteligente para o futuro projetado desde o início. As atividades de teste de voo continuarão o desenvolvimento dessa conquista, com o programa no caminho certo para alcançar o cronograma de entrega de 2019 para nossos clientes suecos e brasileiros”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Saab Aeronautics.
FONTE e FOTO: Saab