Gripen E: pegue seu inimigo de surpresa com o IRST

Uma das principais capacidades do Gripen E, inclui o novo sensor IRST (Infra Red Search and Track). O que torna o IRST uma das tecnologias mais avançadas é o fato do caça equipado com esta tecnologia, poder detectar silenciosamente seus objetivos.

Mas como o IRST pega um oponente desprevenido? O IRST é um sistema eletro-óptico montado no topo do nariz, em frente do canopy, e focado em um amplo setor registrando emissões de calor de outras aeronaves, helicópteros, objetos no solo e na superfície do mar.



O IRST é um sensor passivo, o que significa que nunca emite energia. Só capta energia proveniente de outras fontes. A vantagem tática de um sensor passivo é que ele não dará sua posição. Os oponentes não terão qualquer indicação de que o Gripen E esteja usando seu IRST para monitorar suas atividades.

A Saab realizou com sucesso o primeiro vôo da Gripen com IRST há quatro anos. O IRST permite a detecção e rastreamento de alvos inimigos, incluindo aeronaves, navios navais e veículos terrestres.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: GripenBlog



Sair da versão mobile