Por Guilherme Wiltgen
Durante a visita realizada pelo DAN ao Gripen Production Line na Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, o Chefe do Gripen Flight Test Centre (GFTC), Martin Leijonhufvud, confirmou o início da campanha de Reabastecimento em Voo para 2025/2026.
O questionamento surgiu como resultado da visita à linha de montagem do Gripen, quando foi possível ver o compartimento do Probe aberto pela primeira vez.
A campanha de REVO (a sigla em inglês AAR – Air to Air Refueling) vai permitir ampliar a capacidade e autonomia do Gripen E, possibilitando manter o caça “on-station” por mais tempo, minimizando o tempo de exposição da aeronave no solo e atingindo a distância planejada para cumprir a missão.
O REVO/AAR é uma atividade que requer paciência, eficiência e precisão das partes envolvidas. Em primeiro lugar, é necessário um local de eficiência tática para que aeronave conduza o reabastecimento do caça. Depois, a aeronave envolvida deve manter a proximidade, já que tudo é coordenado através de comandos que respeitam as regras e os procedimentos estabelecidos internacionalmente.
A importância do KC-390
A dupla Gripen e KC-390 Millennium será de crucial importância para a campanha bem sucedida de REVO/AAR.
O avião de transporte multimissão da Embraer terá o importante papel de realizar o reabastecimento em voo do Gripen E no Brasil. Isso vai refletir em uma vantagem estratégica tanto para Embraer quanto para a Saab, pois os usuários de um ou de outro avião, terão uma capacidade ampliada que poucos países possuem, como a própria Suécia, que compra horas de voo de REVO/AAR da Força Aérea Alemã para treinar seus pilotos de Gripen C.
Essa campanha de testes tende a se tornar uma excelente opção de novos negócios tanto para Saab quanto para Embraer, oferecendo um pacote completo para os atuais e novos usuários do Gripen e do KC-390, entre eles o próprio governo sueco, que pode substituir seus antigos C-130 Hércules por uma aeronave de transporte muito mais moderna e com capacidade de REVO/AAR, gerando economia, independência de países externos e interoperabilidade com outros usuários NATO do KC-390.
A aquisição do KC-390 pelo país Nórdico seria muito bem vinda e aumentaria ainda mais a parceria estratégica entre o Brasil e a Suécia, contribuindo também para aumento da quantidade de membros da NATO operando a aeronave brasileira.