Gripen brasileiro: Campanha de REVO com o KC-390 será em 25/2026

Por Guilherme Wiltgen

Durante a visita realizada pelo DAN ao Gripen Production Line na Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, o Chefe do Gripen Flight Test Centre (GFTC), Martin Leijonhufvud, confirmou o início da campanha de Reabastecimento em Voo para 2025/2026.

O questionamento surgiu como resultado da visita à linha de montagem do Gripen, quando foi possível ver o compartimento do Probe aberto pela primeira vez.

A campanha de REVO (a sigla em inglês AAR – Air to Air Refueling) vai permitir ampliar a capacidade e autonomia do Gripen E, possibilitando manter o caça “on-station” por mais tempo, minimizando o tempo de exposição da aeronave no solo e atingindo a distância planejada para cumprir a missão.

O REVO/AAR é uma atividade que requer paciência, eficiência e precisão das partes envolvidas. Em primeiro lugar, é necessário um local de eficiência tática para que aeronave conduza o reabastecimento do caça. Depois, a aeronave envolvida deve manter a proximidade, já que tudo é coordenado através de comandos que respeitam as regras e os procedimentos estabelecidos internacionalmente.

A importância do KC-390

A dupla Gripen e KC-390 Millennium será de crucial importância para a campanha bem sucedida de REVO/AAR.

O avião de transporte multimissão da Embraer terá o importante papel de realizar o reabastecimento em voo do Gripen E no Brasil. Isso vai refletir em uma vantagem estratégica tanto para Embraer quanto para a Saab, pois os usuários de um ou de outro avião, terão uma capacidade ampliada que poucos países possuem, como a própria Suécia, que compra horas de voo de REVO/AAR da Força Aérea Alemã para treinar seus pilotos de Gripen C.

Essa campanha de testes tende a se tornar uma excelente opção de novos negócios tanto para Saab quanto para Embraer, oferecendo um pacote completo para os atuais e novos usuários do Gripen e do KC-390, entre eles o próprio governo sueco, que pode substituir seus antigos C-130 Hércules por uma aeronave de transporte muito mais moderna e com capacidade de REVO/AAR, gerando economia, independência de países externos e interoperabilidade com outros usuários NATO do KC-390.

A aquisição do KC-390 pelo país Nórdico seria muito bem vinda e aumentaria ainda mais a parceria estratégica entre o Brasil e a Suécia, contribuindo também para aumento da quantidade de membros da NATO operando a aeronave brasileira.

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