Gamers e Generais colidem: King Crow Studios projeta treinamento de realidade virtual para pilotos de B-52

Por Caroline Savoie

BATON ROUGE, La. (Tribune News Service) – Munido de experiência em programação e experiência em desenvolvimento de videogame, Daniel Norman sabia como executar uma experiência de realidade virtual convincente.

Mas para este projeto contratado através da King Crow Studios – a empresa de desenvolvimento de videogame para a qual ele trabalha em Baton Rouge – ele não estava programando uma cozinha de estação espacial fictícia ou arena esportiva mágica, como fez em atribuições anteriores.

Este cliente queria que ele recriasse a cabine de uma aeronave B-52 para uma simulação de RV para treinar pilotos para a Força Aérea dos EUA.

“Eu sentei naquela cabine apertada, oprimido pela complexidade deste avião de 60 anos e todas as suas funções”, disse Norman. “Agora, eu conheço todos aqueles botões e medidores para frente e para trás.”

O King Crow Studios, fundado por Lake Charles, está trabalhando na terceira fase de um contrato com a Força Aérea, apoiado por US $ 6,5 milhões em financiamento para Small Business Innovation Research. A primeira fase do contrato SBIR deu ao King Crow Studios $ 50.000 para pesquisar o treinamento do piloto de realidade virtual em agosto de 2019, e a empresa mudou para a fase 2 com mais $ 1 milhão para desenvolver um protótipo de treinamento em janeiro de 2020.

Quando o contrato terminar em 2025, o software da King Crow treinará pilotos de B-52 por uma fração do custo atual. A empresa virtualmente replica aeronaves e equipamentos para imergir novos pilotos em treinamento processual sem queimar combustível ou ocupar pessoal militar e equipamento.

Louviere disse que lançou a startup em 2015 para desenvolver videogames sem influência corporativa. King Crow trabalhou em jogos como “Hive Slayer”, uma experiência de tiro em primeira pessoa, e “Galactic Chef”, uma paródia do “Iron Chef” que inadvertidamente levou King Crow a um contrato militar.

King Crow projetou um sistema de etapas no “Galactic Chef” para ajudar os usuários a fazer receitas. Quando um jogador completa uma etapa, há uma indicação auditiva e visual de que ele foi bem-sucedido. Em seguida, o sistema leva os jogadores para a próxima etapa. Se os jogadores não souberem o que fazer a seguir, um objeto brilhará, permitindo que eles interajam com ele.

“Incluímos todos esses recursos de experiência do usuário para produzir um videogame de boa qualidade”, disse Louviere. “Não sabíamos que estávamos construindo a espinha dorsal de um programa de treinamento militar.”

O King Crow Studios está localizado no Nexus Louisiana Technology Park, casa da Nexus Louisiana, uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento econômico, e da Precision Procurement Solutions, uma empresa federal contratada. Louviere disse que apresentou o sistema de etapas do procedimento de King Crow à Força Aérea por recomendação de ambas as empresas, e eles o aconselharam durante todo o processo de licitação.

Várias empresas obtiveram financiamento SBIR fase 1, mas King Crow Studios é a primeira empresa XR a firmar um contrato de fase 3.

“As pessoas esperam que trabalhar com os militares seja difícil, mas a Força Aérea sabe o que eles querem”, disse Louviere. “Eles são organizados, apoiam, compreendem e são fáceis de se comunicar.”

Os instrutores do piloto se encontram com a produtora de King Crow, Sarah Kent, a cada semana para dar feedback e sugerir melhorias no treinamento. O rapaz de 24 anos também cuida da segurança cibernética do projeto.

“Este é um tipo de coisa de vida ou morte”, disse Kent. “Então, quando um trainee relata que um botão não funciona no treinamento como no avião real, podemos corrigir esse problema com um retorno rápido.”

Norman disse que embora o projeto da Força Aérea seja mortalmente sério, há um ar de leviandade quando se trata de projetar uma base virtual da Força Aérea. Os desenvolvedores são livres para combinar a criatividade do jogo com atenção militarista aos detalhes em VR.

“A Força Aérea tem uma cultura muito específica”, disse Norman. “Gostamos de injetar essa cultura no treinamento para torná-lo realista.”

Ethan Castiello, artista 3D da King Crow, disse em uma viagem à Base Aérea de Barksdale em Bossier City, um piloto brincou que os soldados eram “apenas macacos voando em aviões”, então Castiello colocou bananas na sala de carregamento virtual.

Norman disse que a base estava repleta de memes da Força Aérea, então ele replicou os memes em RV. Ele aprendeu que quando os pilotos cometem um erro na base, eles culpam um soldado fictício chamado Mike Brogan, então ele colocou “Mike Brogan” nas etiquetas virtuais dos trainees.

“No final do dia, somos um bando de gamer nerds”, disse Norman. “Se não nos divertimos sendo criativos, os projetos podem ser entorpecentes.”

Louviere disse que, embora esses “ovos de Páscoa” pareçam desnecessários, eles na verdade ajudam os alunos a reter as informações do treinamento.

“As pessoas retêm mais de 70% das informações apresentadas no treinamento de RV, em oposição à retenção de 50% em ambientes de sala de aula”, disse Louviere. “Mantemos tudo tão sério quanto necessário, mas vimos que esses ovos de Páscoa tornam os trainees mais engajados, imergindo-os verdadeiramente na experiência.”

Louviere disse que desde que os pilotos começaram a treinar com o programa King Crow, a Força Aérea relatou menos erros e problemas.

“Sabemos que funciona, mas dá início a uma conversa mais ampla sobre os recursos da RV”, disse Louviere. “Os veteranos, mais experientes, ficam desconfiados com esse tipo de tecnologia até colocarem os fones de ouvido. Os soldados mais jovens querem entrar no treinamento e explorar, e esse tipo de apelo entre gerações significa coisas boas para os recrutadores militares.”

King Crow Studios tem 11 funcionários na folha de pagamento. Metade desses funcionários trabalha no projeto da Força Aérea. Nenhum desses funcionários assinou seus contratos com a expectativa de trabalhar ao lado de militares ativos.

“Ainda é surreal”, disse Castiello. “Eu me formei em artes plásticas e de alguma forma me vi trabalhando com generais militares em uma cabine de bombardeiro. Dizer que eu nunca esperei estar dentro de um B-52 seria um eufemismo grosseiro.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

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