No período de 09 a 20 de agosto, o Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) realizou, pela primeira vez, a substituição da “Bucha do Fitting”, que é conectada ao Pylon de uma aeronave SH-16 Seahawk. O conjunto de fitting tem a função de sustentar o estabilizador horizontal e é responsável por fazer a conexão entre o Pylon e o estabilizador horizontal da aeronave.
O GAerNavMan realizou a inspeção “BRAVO” da aeronave SH-16 N-3035, onde foi observado desgaste excessivo na referida bucha. De acordo com o manual da aeronave, a remoção, inspeção e instalação de uma nova bucha não seria possível de ser realizada a nível operacional, apenas a nível do fabricante da aeronave. Dessa forma, por iniciativa do setor de engenharia deste Grupo, foi elaborado um estudo que viabilizasse o reparo da “Bucha do Fitting” pelos militares do Projeto HS-1, como base ferramental e manual utilizados pelo Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Após apreciação do estudo pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), foi realizado um ensaio experimental do procedimento de manutenção da bucha na aeronave N-3037 com a posterior execução do procedimento na aeronave N-3035, sendo finalizado em 20 de agosto. A troca da bucha foi realizada com sucesso, capacitando os militares do Projeto HS-1 a realizar um procedimento que antes era apenas executado pelo fabricante da aeronave SH-16, incrementando, assim, a capacidade de 3º escalão deste Grupo de Manutenção.