Quatro estudantes do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da Força Aérea Brasileira, em São Paulo, estiveram na Saab, em Linköping, na Suécia, para conduzir seu projeto de exame final – para avaliar o Gripen em situações ar-ar e ar-solo.
No começo de maio, os estudantes, dois pilotos e dois engenheiros de ensaio em voo, juntamente com quatro instrutores, estiveram na Saab. Recebidos pelo Departamento de Ensaios de Voo, aulas teóricas e de segurança, bem como simulações e voos com o Gripen D, estiveram em sua programação.
“Foi uma honra receber a Escola Brasileira de Piloto de Teste e poder colocar o Gripen em treinamento para futuros pilotos de teste e engenheiros de ensaio em voo. Esses pilotos e engenheiros definitivamente serão uma espinha dorsal futura em nossa cooperação com o desenvolvimento do Gripen para o Brasil e logo eles transformarão essa prática em ensaios em voo reais com seus próprios aviões em Gavião Peixoto “, diz Mikael Olsson, Comandante no Departamento de Ensaios em Voo da Saab Aeronáutica.
Os alunos estão realizando o Curso de Ensaios em Voo no IPEV desde o início do ano passado. O curso inclui lições práticas e teóricas sobre desempenho, qualidades de voo e sistemas de aeronaves. Agora que chegaram ao final do curso, precisam aplicar todo o conhecimento que adquiriram, avaliando uma aeronave de alto desempenho fora do Brasil como seu relatório final.
“Este é o final do nosso curso de Ensaios em Voo e precisamos pilotar uma aeronave que nunca voamos antes. A Saab nos deu essa grande oportunidade de fazer essa avaliação final com o Gripen. Nossa primeira impressão do Gripen é que é uma aeronave muito impressionante, com um alto nível de tecnologia. É uma aeronave muito qualificada para o que foi projetado, no combate ar-ar e ar-solo “, diz o capitão David Escosteguy, piloto da Força Aérea Brasileira.
Depois de finalizar o relatório no Brasil, os alunos se formarão e continuarão a trabalhar no Instituto de Ensaio e Pesquisa de Voo da Força Aérea Brasileira.
“Juntamente com os pilotos, trabalharemos principalmente com projetos da Força Aérea ou da Marinha no voo do Brasil e seremos designados para testar programas de campanha com as aeronaves que a Força Aérea Brasileira possui ou está adquirindo”, diz o Tenente Marcelo dos Santos Botelho Gonçalves da Marinha do Brasil.
“Ficamos felizes em receber os alunos na Saab. Esta é uma excelente oportunidade para a Saab mostrar o sistema Gripen à Força Aérea Brasileira. A comunicação e cooperação entre os pilotos suecos e brasileiros durante essas duas semanas em Linköping fortalecerá ainda mais a parceria e o relacionamento entre nós “, finaliza Lars Nyström, diretor de vendas e marketing da Saab na unidade de negócios Gripen Brasil.
FONTE e FOTO: Saab