Por João José Oliveira De Gavião Peixoto (sp)
“Estamos estudando os locais e vamos anunciar no começo de 2017”, disse o presidente da empresa sueca, Hakan Buskhe, que participou ontem da inauguração do centro de desenvolvimento onde vão trabalhar os engenheiros da Saab e das parceiras brasileiras do projeto, lideradas pela Embraer.
O presidente da Saab destacou que atualmente mais da metade de um projeto de uma aeronave é feita em computadores e laboratórios. “Estamos então inaugurando hoje [ontem] o cérebro desse projeto”, disse o executivo.
Em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde fica a unidade industrial de Defesa & segurança da Embraer, vão trabalhar os engenheiros brasileiros que foram treinados pela Saab na Suécia.
O acordo assinado pelo governo brasileiro com os suecos é mais amplo que a simples encomenda de caças. Ele inclui a transferência de tecnologia, cerca de 75% do programa, além de sistema completo de armas, peças de reposição, treinamento e manutenção.
Além disso, uma parte dos 36 jatos Gripen será montada no Brasil, na nova fábrica, provavelmente no ABC paulista, embora o presidente da Saab não confirme a escolha.
Na inauguração da unidade de desenvolvimento da Saab no Brasil, ontem, participou além de executivos do grupo Saab e da Embraer, o ministro da Defesa, Raul Jungmann.
FONTE: Valor Econômico