FX-2: “Gripen será uma revolução”, diz Senadora

Tenente-Brigadeiro Rossato reuniu-se com a parlamentar, que faz parte da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal

Na manhã desta quinta-feira (15/03), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, recebeu, em seu Gabinete, a Senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) em uma visita institucional. A parlamentar é membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, local de proposição de questões afetas à área de defesa nacional, entre outras. Ela relembra que participou da exposição das três propostas, à época de escolha do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), em que concorreram, além do sueco Gripen NG, o francês Rafale e o norte-americano F-18 Super Hornet.



Mesmo sendo uma leiga no assunto, consegui perceber uma questão primordial na escolha do avião sueco: a transferência de tecnologia. Muitas vezes as pessoas não compreendem a importância da área de defesa no desenvolvimento tecnológico, mas precisamos pensar, por exemplo, que a Internet foi uma invenção militar que surgiu para a guerra. O Gripen será uma revolução”, disse a Senadora.

Ela também destacou que foi relatora de um acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos acerca dos usos pacíficos do espaço exterior. A aprovação do acordo vai viabilizar, por exemplo, um intercâmbio de estudos entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – escola de engenharia da FAB – e a NASA, para pesquisa sobre a ionosfera.

Estiveram presentes no encontro membros do Alto-Comando da Aeronáutica e Oficiais-Generais. A visita foi promovida pela Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER).

FONTE e FOTO: FAB



Sair da versão mobile