Por Gabriele Petrauskaite
A Força Aérea dos Estados Unidos concedeu um novo contrato para a Exosonic como uma viabilidade do Air Force One se tornar hipersônico no futuro. A Exosonic recebeu um contrato para desenvolver uma aeronave de transporte executivo supersônico em meados da década de 2030. De acordo com um tweet do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea dos EUA (AFLCMC), o contrato foi concedido pela Diretoria de Transporte Aéreo Presidencial e Executivo do AFLCMC e também envolveu o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA.
O porta-voz do AFLCMC afirmou que o jato supersônico “permitiria que os principais tomadores de decisão e equipes viajassem ao redor do mundo na metade do tempo que leva atualmente”. A Exosonic está construindo um jato de passageiros supersônico silencioso que pode voar sobre a terra e a água sem criar nenhum ruído alto e pode transportar até 70 passageiros. Como o fabricante afirma na declaração oficial de apresentação, o jato pode se tornar o futuro da aviação usando a mesma tecnologia que é usada pela NASA em sua aeronave de pesquisa X-59 Quiet Supersonic.
O jato deve se destacar por suas “velocidades supersônicas sem o ruído de quebrar de janelas”, de acordo com o comunicado da empresa. A tecnologia deve reduzir o nível de ruído no solo “para um ruído amortecido” ou eliminar qualquer som.
No início de agosto de 2020, um site de feed de notícias Green Car Congress anunciou que a Hermeus Corporation, outra start-up aeroespacial, ganhou um prêmio SBIR Fase II de US $ 1,5 milhão com a Força Aérea dos Estados Unidos e a Diretoria de Transporte Aéreo Presidencial e Executivo. Pelo contrato, a empresa avaliará a modificação do jato comercial Mach 5, que atualmente está em desenvolvimento, em uma aeronave para a frota da Diretoria de Transporte Aéreo Presidencial e Executivo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: AERO Hub