Frota global AW101 da Leonardo atinge marco de 500.000 horas de voo

• A frota global de helicópteros AW101 da Leonardo opera em quatro continentes cobrindo uma série de missões, incluindo Busca e Salvamento (SAR), Recuperação de Pessoal, Suporte Anfíbio, Alerta Antecipado, Transporte Tático de Tropas, Guerra Antissubmarino e Anti-Superfície entre outras

• Com foco em sobrevivência, o design do AW101 é impulsionado pelas demandas dos clientes para operar em locais e climas hostis

• Um dos helicópteros multifunções mais avançados, versáteis e capazes disponíveis, existem cerca de 200 aeronaves em serviço hoje

Roma, 17 de maio de 2021 – A frota global do helicóptero AW101, multifuncional de porte médio-pesado com três motores, ultrapassou mais de meio milhão de horas de voo.

Com um operador líder excedendo mais de 7.500 horas em uma única aeronave, cerca de 200 unidades estão em serviço hoje pertencendo a mais de 10 clientes em aproximadamente dez países em todo o mundo. Com aeronaves inclusive na Noruega e Polônia, o alcance global da plataforma se estende desde a América do Norte, Europa, Oriente Médio, África, até a região Ásia-Pacífico.

A Marinha Real usará seus helicópteros AW101 Merlin Mk2 no Carrier Strike Group 21, garantindo que os navios e suas tripulações estejam bem protegidos contra submarinos inimigos, navios de superfície, aeronaves e mísseis. O AW101 Merlin Mk4 também fornecerá movimentação e transporte de pessoas e suprimentos, além de apoio às missoes anfíbia com operações aéreas de navio para costa, se necessário.

Entre os operadores-chave da plataforma então a Força Aérea Italiana, a Real Força Aérea Dinamarquesa e a Força Aérea Portuguesa, que utilizam a aeronave principalmente para missões.

A Marinha Italiana tem usado sua frota AW101 para uma série de funções, incluindo todas as principais missões no ambiente naval. A Real Força Aérea Canadense opera a variante CH-149 Cormorant desde 2001, realizando milhares de missões SAR que salvam vidas nas condições ambientais mais extremas e duras, de costa a costa.

A parte interna do AW101 integra um glass cockpit totalmente integrado que fornece à tripulação maior consciência situacional, eficácia da missão e a capacidade de fazer avaliações táticas rápidas de dia ou a noite.

O design do AW101 é impulsionado pelas demandas dos clientes para operar de forma autônoma em locais e climas hostis. A ampla redundância em sistemas críticos de aviação, combinada com a configuração de três motores e capacidade comprovada de transmissão a seco de 30 minutos, garante os mais altos padrões de segurança.

Apesar dos desafios colocados pela pandemia de Covid-19 ainda em curso, em abril de 2021, a Leonardo entregou com sucesso o 11º de dezesseis helicópteros AW101 All-Weather Search and Rescue (AWSAR) para a Noruega. A plataforma AWSAR possui uma gama de tecnologias que suportam missões SAR mais seguras, incluindo proteção integral contra gelo, controles de voo automáticos, sistemas integrados de display multi-sensor e glass cockpit. O AW101 foi o primeiro helicóptero do mundo a ser equipado com um radar e-scan, o Osprey, que é produzido na sede de Leonardo em Edimburgo.

No início de 2021, a Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) atingiu um marco de 25.000 horas de voo. A Kawasaki Heavy Industries (KHI) entregou a primeira aeronave AW101 à JMSDF em 24 de maio de 2006.

No total, o Japão tem 13 AW101 em sua frota, e isso inclui a variante CH-101, que é usada para apoiar as atividades de pesquisa antártica do Japão. O desenvolvimento da variante AMCM do AW101/MCH-101 tem sido liderado pela KHI, como principal contratante, com a Leonardo continuando a fornecer suporte técnico. A primeira aeronave entrou em serviço operacional em 2016.

O AW101 fornece aos clientes maior flexibilidade de missão, graças a uma gama de equipamentos que permitem que a plataforma seja configurada para vários tipos de operações. A grande porta deslizante e a rampa traseira garantem entrada/saída rápida de pessoal e carga/descarga de equipamentos. A versatilidade da plataforma AW101 permite que os clientes configurem o helicóptero para funções primárias e secundárias.

Projetado com aviônicos sofisticados e sistemas de missão, juntamente com longo alcance e resistência, graças à capacidade de usar dois dos três motores para voos de cruzeiro, fornece capacidade operacional para todas as missões.

Essa flexibilidade de missão torna o AW101 o helicóptero multifunção mais avançado, versátil e capaz disponível hoje. O AW101 é construído nas instalações de Leonardo em Yeovil, Reino Unido.

Sair da versão mobile