França encomenda mais 34 helicópteros NH-90

NH-90 de Transporte Tático do Exército Francês
NH-90 de Transporte Tático do Exército Francês

O Ministério da Defesa francês encomendou um lote de adicional de 34 helicópteros NH90, em um contrato estimado de um pouco menos de 1 bilhão de Euros.

Uma fonte do Ministério da Defesa francês, que pediu anonimato, confirmou o contrato no dia 30 de Maio, mas não quis fazer mais comentários. Nem a NH Industries, o contratante principal para o programa NH90, nem a Eurocopter, seu maior acionista e fabricante da variante TTH90, estavam disponíveis para comentar. O contrato foi originalmente divulgado en 29 de Maio pelo site LaTribune francês.

Essa encomenda, deveria ter sido inicialmente concedida em 2010, tinha sido anunciada como “iminente” em Janeiro de 2012 pelo então ministro da Defesa, Gérard Longuet, na cerimônia de recebimento do primeiro NH90  na versão Helicóptero de Transporte Tático (CTT) do Exército francês em sua configuração operacional final da Eurocopter.

Na época, Longuet disse a defense-aerospace.com que os helicópteros, na configuração TTH de transporte tático para o exército francês, tinham um custo de cerca de 20 milhões de euros, e com peças de reposição e suporte aumentaria o valor do contrato para mais de 800 milhões de euros.

A França já encomendou 34 TTH90 para o seu exército e 27 NFH90 para a sua marinha, e de acordo com o seu recém-publicado livro branco de defesa planeja ter um total de 113 helicópteros médios.

FONTE: Defense-aerospace

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile