França encomenda H225M e protótipo VSR700 em apoio à indústria de helicópteros

Marignane, 15 de abril de 2021 – A Ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, anunciou que a Direção-Geral de Armamento (DGA) assinou um pedido de compra de oito H225Ms adicionais e um segundo protótipo VSR700. Os H225Ms serão operados pela Força Aérea e Espacial Francesa. O VSR700 é um sistema aéreo não tripulado que está sendo desenvolvido para a Marinha Francesa em parceria com o Naval Group. Este pedido faz parte de um plano de estímulo para apoiar a indústria aeronáutica nacional anunciado pelo governo francês em 2020. Para a Airbus Helicopters, o plano também inclui um pedido de dois H145 para o Sécurité Civile e 10 H160 para a Gendarmerie Nationale francesa.

H225M © Copyright Anthony Pecchi

“Estamos muito gratos ao governo francês por seu apoio à indústria aeronáutica por meio do plano de estímulo. Esta é uma situação “win win”, pois a aeronave atende a uma necessidade operacional real das forças armadas francesas e este pedido permite à Airbus Helicopters garantir empregos e habilidades essenciais a médio prazo”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

“As forças armadas francesas estão enfrentando desafios crescentes e variados e estou confiante de que o H225M, graças ao seu excelente alcance e capacidade multifuncional, será um ativo eficiente e confiável que irá aprimorar suas operações no país e no exterior. O VSR700 também é um programa crucial. Fornecerá à Marinha Francesa uma plataforma autônoma altamente capaz e abrirá o caminho para futuros sistemas não tripulados dentro do portfólio da Airbus Helicopters.”

Como o resto da indústria aeronáutica, a indústria de helicópteros foi afetada pela pandemia Covid-19. 2020 viu o mercado mundial diminuir em 50%. O apoio do governo francês ajudará a garantir 960 empregos durante os próximos três anos para a Airbus Helicopters e seus fornecedores.

Esses contratos irão beneficiar a indústria francesa de helicópteros como um todo, incluindo outros fornecedores aeroespaciais franceses importantes, como Safran Helicopters Engines com os motores Makila 2A do H225M, Safran Power Units com a unidade de energia auxiliar Saphir 20, Safran Electronic Defense com o sistema eletro-óptico Euroflir 410M NG e o sistema de navegação inercial Sigma, e Thales com o rádio VUHF TRA6034 e transponder IFF TSC4000. Mas com mais de 300 fornecedores franceses de nível 1 envolvidos na cadeia de abastecimento do H225M, o contrato também beneficiará uma variedade de pequenas e médias empresas. O VSR700 é baseado no helicóptero leve Cabri G2 construído pela SME Hélicoptères Guimbal local.

As primeiras entregas do H225Ms estão planejadas para começar em 2024 e atenderão às necessidades operacionais da Força Aérea e Espacial e a tão esperada substituição da frota de Pumas.

Graças a uma configuração modular e versátil que permite a integração de diversos equipamentos, a aeronave será dedicada a uma ampla gama de missões militares incluindo combate / busca e resgate, evacuação médica, apoio à população em tempos de crise e treinamento tático. Enquanto estiverem baseados na base de Cazaux da Força Aérea e Espacial, no sudoeste da França, os helicópteros serão implantados em todo o país e também apoiarão as operações das forças armadas francesas no exterior.

Com mais de 104 helicópteros em serviço e mais de 143.000 horas de vôo acumuladas até o momento, o H225M é um equipamento comprovado em combate, versátil e confiável para missões militares em todo o mundo. Entre as vantagens operacionais essenciais do helicóptero de 11 toneladas está a capacidade de reabastecimento em vôo, já testada pelas forças aéreas francesa e brasileira.

Projetado para operar junto com outros recursos navais embarcados, o sistema aéreo não tripulado VSR700 (UAS) está sendo desenvolvido no âmbito do programa SDAM (Système de drone aérien de la Marine) para a Marinha Francesa. O VSR700, derivado do Cabri G2 de Hélicoptères Guimbal, é um sistema aéreo não tripulado na faixa de peso máximo de decolagem de 500-1000 kg. Ele oferece o melhor equilíbrio entre capacidade de carga útil, durabilidade e custo operacional. Ele é capaz de transportar vários sensores navais de tamanho real por longos períodos e pode operar a partir de navios existentes, ao lado de um helicóptero, com baixo impacto logístico.

O primeiro protótipo do VSR700 realizou seu vôo inaugural em 2020 e recentemente começou a expandir seu envelope de vôo.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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