A L’armée de l’Air et de l’Espace (AAE) acolheu o evento PFUE European Wings, de 22 a 23 de junho de 2022. Este evento reuniu cerca de dez Chefes de Estado-Maior das Forças Aéreas e autoridades civis e militares europeias.
O objetivo da European Wings foi demonstrar a importância estratégica dos meios aéreos para as operações de gestão de crises da União Europeia, o imperativo de garantir o acesso ao espaço aéreo contestado e a necessidade de cooperação para aumentar o poder dos meios aéreos, em particular no topo do espectro, em benefício da liberdade de ação das missões da UE e da OTAN.
Co-organizado pela Força Aérea e Espacial francesa e pela Agência Europeia de Defesa (European Defence Agency – EDA), foi realizado em Orléans um seminário sobre a implantação da Bússola Estratégica no domínio aéreo. Foi durante este evento, na manhã de 23 de junho, que foi assinado o acordo para o Future Mid-Size Tactical Cargo (FMTC), projeto de aeronave de transporte tático que substituirá, até 2040, as frotas de C-130 Hercules e Casa CN-235. Apoiado pela Agência Europeia de Defesa, este acordo permite a definição da aeronave que pretende operar adicionalmente à frota de A400M a partir de 2040.
O projeto reúne vários parceiros, incluindo França, Alemanha e Suécia. Outros países poderão aderir em breve. Esta assinatura marca um primeiro grande passo para o projeto FMTC convergir para especificações comuns mais precisas. Estudos de viabilidade industrial subsequentes podem levar ao lançamento do desenvolvimento desta nova aeronave por volta de 2026-2027.
FONTE: Ministère des Armées