França adquire mais 21 pods TALIOS da Thales

A direction générale de l’armement (DGA), fez um pedido à Thales para adquirir mais vinte e um pods TALIOS. Os novos pods de designação de alvos equiparão as aeronaves Rafale atualmente em serviço com a Força Aérea e a Marinha Francesa.

À medida que os teatros de operações se tornam mais complexos, manter uma imagem precisa da situação tática está se tornando cada vez mais crucial para a capacidade de pilotos e comandantes de tomar decisões oportunas e obter uma vantagem estratégica. Encurtar o tempo que leva entre a coleta de informações e a derrota de alvos de interesse é um objetivo fundamental para as forças armadas em todo o mundo.

Em um ambiente operacional cada vez mais conectado, o pod TALIOS permitirá que as aeronaves Rafale F4 realizem missões de reconhecimento aéreo e ataque solo/superfície. O pod fornece uma busca de área ampla e capacidade de identificação de alvos e pode então alternar instantaneamente para o modo de aquisição e rastreamento de alvos. Seus sensores de alta resolução fornecem uma imagem colorida da situação tática para simplificar as tarefas dos pilotos do Rafale. A Thales também desenvolveu um novo modo Vision Permanent™, que sobrepõe vídeo em tempo real em um mapa 3D do ambiente operacional, permitindo que as tripulações aéreas observem e compreendam a situação tática em um tempo significativamente menor.

O TALIOS finalmente incorporará algoritmos de inteligência artificial para fornecer um nível sem precedentes de assistência na detecção e reconhecimento de alvos e acelerar ainda mais o processo de tomada de decisão, principalmente em compromissos de alta intensidade.

Este pedido de 21 pods adicionais ressalta a confiança contínua das forças francesas, que implantaram o TALIOS várias vezes em missões expedicionárias desde que as primeiras cápsulas foram entregues em 2019. Os novos pods serão entregues entre 2024 e 2025, logo após o cumprimento do pedido inicial de 46 sistemas TALIOS.

“Os novos modos de reconhecimento do pod TALIOS e os algoritmos automáticos de detecção e reconhecimento de alvos fornecerão às forças armadas francesas um nível de superioridade operacional sem precedentes para classificar, engajar com segurança um alvo e avaliar os resultados de um ataque no solo ou na superfície”, disse Christophe Salomon, vice-presidente executivo de sistemas terrestres e aéreos da Thales.

Sair da versão mobile