Fragata ‘Liberal’ realiza exercício de resgate na costa do Chile

Nesta segunda (30), militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram um exercício de resgate no mar do Chile, empregando uma aeronave AH-11B Super Lynx, embarcada na Fragata Liberal (F 43)

No treinamento, foi simulado o resgate de um enfermo em um navio com obstáculos em sua estrutura, sendo utilizado um guincho para retirada da maca com o doente, para encaminhamento a atendimento hospitalar.

A MB possui uma equipe de Tripulantes Aéreos de Resgate para atuação, a partir de aeronaves, cuja missão é prestar socorro no mar em operações de Busca e Salvamento (SAR), podendo também ser empregada em qualquer ambiente operacional que atue uma aeronave do Comando da Força Aeronaval.

Segundo o Comandante da Fragata Liberal, Capitão de Fragata Rogério Moreira Diniz, o  treinamento contínuo é essencial para garantir a excelência nas operações de resgate para salvaguarda da vida humana no mar. “A MB está constantemente investindo na capacitação de seus militares para responder a situações de emergência. Treinamentos como o que realizamos aperfeiçoam o que é ministrado no Curso Especial de Tripulante Aéreo de Resgate para Busca e Salvamento. Esse curso é direcionado à formação de profissionais capazes de desempenhar tarefas de Busca e Salvamento (SAR) a partir de aeronaves”, explicou.

O Curso Especial de Tripulantes Aéreos de Resgate para Busca e Salvamento, realizado pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), tem a finalidade de habilitar militares para desempenhar tarefas atinentes às atividades realizadas pelo Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate do Comando da Força Aeronaval e dos Comandos dos Distritos Navais, a fim de serem empregados, prioritariamente, em Operações de Socorro (Incidentes SAR). O objetivo é salvaguardar a vida humana em qualquer ambiente operacional a partir de uma aeronave.

Os militares capacitados estão prontos para intervir em situações críticas, prestando auxílio rápido e efetivo a pessoas em situações de perigo e em resposta a emergências. O curso também inclui a capacitação para o recolhimento de materiais de interesse. Isso envolve a coleta de evidências, objetos ou itens que possam contribuir para a investigação de acidentes.

FONTE: MB

Sair da versão mobile