Por Guilherme Wiltgen
O porta-voz da Força Aérea da Nigéria (Nigerian Air Force – NAF), Edward Gabkwet, divulgou que as seis primeiras aeronaves A-29 Super Tucano vão passar por cinco países (Canadá, Groenlândia, Islândia, Espanha e Argélia) antes de chegar ao seu destino no final de julho de 2021.
A Força Aérea da Nigéria está programando uma cerimônia oficial de recebimento do Super Tucano para agosto de 2021.
As novas instalações, construídas pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, vão apoiar as 12 aeronaves A-29 encomendadas pela Força Aérea Nigeriana e incluem uma nova plataforma de carga do aeródromo, perímetro e cercas de segurança, armazenamento de munições, armazenamento de armas leves, um edifício para treinamento em simulador, nova iluminação do aeródromo, diversas melhorias no pátio, estacionamento, hangar e pontos de controle de acesso.
A Força Aérea da Nigéria encomendou 12 aeronaves A-29 Super Tucano produzidas pela Embraer e a Sierra Nevada Corporation (SNC), em Jacksonville. As primeiras aeronaves A-29 da Força Aérea da Nigéria foram enviadas para Centennial, no Colorado, onde realizaram as modificações dos sistemas de missão além de alguns testes finais.
O A-29 Super Tucano tem histórico comprovado de combate e é reconhecido como referência de excelência em aeronaves de ataque leve e reconhecimento no mundo todo, tendo sido selecionado por 15 forças aéreas em todo o mundo para executar missões de apoio aéreo tático e de reconhecimento, com excelente custo-benefício.
FOTO: Sierra Nevada Corporation (SNC)