A Direction générale de l’armement (DGA) recebeu e entregou à Força Aérea Francesa (L’armée de l’Air et de l’Espace) o 12º A330-MRTT Phénix no dia 20 de setembro. Esta aeronave é a última da primeira encomenda feita à Airbus Defence. As próximas entregas estão previstas para 2025.
As 12 aeronaves A330-MRTT Phénix desta primeira série concluíram com sucesso as operações de recepção e verificação da DGA, com o apoio das equipes de serviço de qualidade que trabalham diretamente na Espanha e na França. Os Phénix A330-MRTT passaram pelos testes de voo da DGA nas instalações de Istres, após a sua conversão e os primeiros testes realizados em Getafe, na Espanha.
12º A330-MRTT Phénix durante o processo de conversão na Airbus Defence em Getafe (Dez/22)
Esta primeira série de 12 aeronaves entregues foi realizada pela Airbus em menos de 5 anos, sendo a primeira entrega em outubro de 2018.
O A330-MRTT Phénix é uma aeronave polivalente derivada do avião comercial A330, produzido pela Airbus, em Toulouse. A abrangência das suas capacidades permite-lhe substituir diversas frotas distintas de aeronaves de gerações mais antigas, tais como o C135-FR e o KC135-RG para reabastecimento em voo, e os A310 e A340 para o transporte estratégico de pessoal e carga.
O Phénix está concebido para responder às diversas missões confiadas à Força Aérea Francesa, como a implementação da componente aérea de dissuasão nuclear, contribuição para a postura permanente de segurança aérea, projeção estratégica de forças, transporte médico de emergência.
Mais três A330-MRTT Phénix são esperados a partir de 2025.