O caça supersônico sueco Gripen, esta sendo considerado nos planos de modernização da Força Aérea Filipina (PAF).
Durante um entrevista conduzida pela Philippines News Agency, esta indicou que os pilotos da Força Aérea preferem o Gripen a outros caças de combate, devido ao seu armamento de longo alcance anti-navio, mísseis AR-AR e pelo seu baixo custo.
Representantes da Saab estiveram em Manila no mês passado, para participar do simpósio anual da Força Aérea, realizado no Mall of Asia, em Pasay City, e se disseram muito felizes em poder vender para as Filipinas o Gripen, que é a aeronave com melhor custo-benefício, de nova geração e multi-função do mercado.
Com relação ao seu custo, o do Gripen gira em torno de US$ 60 milhões, enquanto que os dos seus concorrentes diretos podem chegar a custar US$ 80 milhões cada, ou mais.
A Tailândia comprou 12 caças Gripen, enquanto que a Malásia também está planejando comprar a aeronave. A Força Aérea Sueca possui mais de 200 Gripens, a África do Sul tem 26, a Hungria 14 e a República Checa possui 14 aeronaves.
“O Gripen representa o máximo em eficiência operacional, sendo capaz de cumprir uma série de missões sozinho ou como parte de uma rede de defesa mais ampla”, informou a Saab.