Por Garrett Reim
A Força Aérea dos EUA (USAF) formalmente lançou uma busca de informações sobre potenciais candidatos para substituir a frota de 31 aeronaves Boeing E-3G Sentry Air Warning e Control Systems (AWACS).
O Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea em 8 de fevereiro emitiu um pedido de informação (RFI), buscando potenciais parceiros na indústria para entregar pelo menos dois protótipos de AWACs, juntamente com suporte em terra e sistemas de treinamento, dentro de cinco anos de um contrato esperado para o ano fiscal 2023.
Em dezembro passado, o secretário do Força Aérea, Frank Kendall, disse que a Força Aérea está procurando uma aeronave tampão até que possa desenvolver seu sistema de alerta antecipado baseado no espaço.
O general Charles Brown, chefe de pessoal, há três meses divulgou que estava analisando o Boeing E-7 Wedgetail, como uma opção para substituir a frota de E-3.
A USAF quer saber se as aeronaves “candidatas” podem conduzir pelo menos seis missões de comando e controle simultaneamente, como: ofensivamente e defensivamente; controle de tráfego aéreo; controle de tráfego aéreo; apoio aéreo aproximado; supressão das defesas aéreas inimigas; reabastecimento aéreo e Combat-SAR. A USAF também quer que a aeronave seja capaz de realizar tarefas de vigilância marítima.
Respostas ao RFI são esparadas no início de março, com a USAF pedindo desempenho detalhado relacionado a uma missão de pelo menos 10h. A aeronave deverá também ser equipada com um receptáculo boom, permitindo que sua operação seja prolongada via reabastecimento de vôo.
Os candidatos de AWAC provavelmente virão com um grande radar de escaneamento eletricamente ativa (AESA). Ao contrário dos sistemas de radar mais antigos usando matrizes mecanicamente, estas antenas individuais de direção eletronica, permitem que o sistema transmita em diferentes direções, e em freqüências diferentes simultaneamente. Também permite a detecção rápida e simultânea de múltiplas ameaças.
O USAF quer um “design de radar que mantenha uma imagem de vigilância com azimute de 360°, e seja capaz de executar o rastreamento aéreo e marítimo e rastreamento com taxas de revisita variável”. A intenção é de que seja capaz de manter essa imagem de vigilância enquanto fornece direção eletrônica para isolar alvos de interesse.
Para dar sentido a toda a informação reunida pela vigilância RADAR, a USAF quer que o sistema tenha um sensor de processamento de dados, correlação e fusão.
O atual sentinela, uma aeronave Boeing 707-320 Comercial Airframe com uma cúpula de radar rotativa no topo, é lenta, fácil de identificar no radar e as ondas de rádio emitem também sua posição.
A USAF 31 modelos do tipo envelhecido. Não está claro quantos AWACS a USAF quer comprar. Oficiais da USAF expressaram interesse anteriormente no E-7, porque o sistema baseado em 737NG, que tem um radar AESA da Northrop Grumman montado no topo da fuselagem, já está operacional. A Força Aérea Australiana tem seis Wedgetail e as Forças Aéreas sul-coreanas e turcas, quatro cada, enquanto a Royal Air Force pediu três.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight International