Dois helicópteros de combate leve (LCH – Light Combat Helicopters) estão operando com a Força Aérea Indiana (IAF) em Ladakh há uma semana. Eles voaram de Bengaluru para Ladakh no fim de semana passada, realizando missões de patrulha armada entre Leh e outras bases aéreas, incluindo a área avançada em Ladakh.
O envio do LCH foi um pedido da IAF e é uma grande demonstração de confiança no helicóptero de combate que será empregado tanto na Força Aérea quanto no Exército indiano, com um total de pedidos que, provavelmente, ultrapassará as 150 unidades.
Nessa sexta-feira (7), o vice-chefe da IAF pilotou em um dos dois LCH no deslocamento entre Thoise e Leh, sendo acompanhado por um piloto de teste da HAL. O helicóptero estava com a sua configuração de missão.
Durante o voo, foi realizada uma demonstração completa em condições extremas, realizando inclusive o ataque simulado a um alvo.
A IAF já havia enviado helicópteros de ataque AH-64E Apache para Ladakh, em meio ao impasse com o Exército chinês. Também foram enviados helicópteros Rudra, do Exército indiano, que também estão atuando na região e operando a partir de bases avançadas.