A primeira unidade aerotransportada independente da plataforma de pallets de carga produzida no Brasil iniciou os testes operacionais conduzidos pelo Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica.
O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Logística da Aeronáutica, unidade da Força Aérea responsável pela nacionalização de componentes, em cooperação com a empresa Lavrita Engenharia, que já produz veículos para a infra-estrutura aeroportuária.
A plataforma, chamada “Mamuth”, foi fabricada sob medida para o Hércules C-130 e também, sobretudo, para o Embraer KC-390. Com uma capacidade de 18.000 kg, o novo equipamento aumenta a operacionalidade das missões de transporte e logística, devendo ser usado inclusive no Haiti, uma missão fundamentalmente humanitária, o que levou a necessidade do projeto em 2010.
A nova plataforma pode atender às necessidades operativas da FAB com maior rapidez de carregamento e descarga das aeronaves, inclusive em aeroportos que não oferecem apoio em terra.
Mais além da mudança na operatividade e na facilidade de manutenção, a plataforma se destaca pela segurança dos operadores e da carga. Foram precisos dois anos de trabalhos conjuntos entre a empresa e o Centro Logístico para desenvolver a tecnologia e garantir a proporção mínima de 75% de nacionalização do produto, que no futuro poderá também ser exportado.
Fonte: Defensa.com
Tradução e Adaptação: Defesa Aérea & Naval