LONDRES – A força aérea argelina (AAF) está realizando uma série de ensaios com a Aeronave Militar Airbus A330 Multi-função de Transporte e Reabastecimento.
Demonstrações da aeronave, utilizando uma célula que é destinada para o a Força Aérea Inglesa (RAF), ao que parece ocorreram no início deste mês na Base Aérea da AAF em Boufarik, o principal aeródromo para as aeronaves argelinas de transporte perto de Argel.
A Airbus Military direcionou as perguntas sobre os testes para o Ministério da Defesa da Argélia. No entanto, imagens publicadas em sites argelinos têm confirmado a presença da aeronave na base como parte de uma demonstração.
A demonstração em Boufarik acontece a apenas algumas semanas depois da Boeing ter demonstrado o seu C-17 Globemaster para a Força Aérea argelina como um possível substituto para a envelhecida frota de aeronaves de transporte, de fabricação russa Ilyushin Il-76. É provável que, caso a venda do A330 MRTT venha a ser concretizada, a aeronave irá substituir a versão Tanque do Il-76, o Il-78 Midas, que a Argélia também tem em seu inventário.
Os militares argelinos, normalmente cheios de segredos, estão no meio de uma grande modernização e ao que parece em diversas áreas, existe uma predileção por aeronaves ocidentais substituindo aeronaves russas.
FONTE: AviationWeek
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval