A FMV (Försvarets Materielverk) em parceria com a Força Aérea Alemã, está conduzindo um teste de Reabastecimento em Voo (REVO) do Gripen C/D com o Airbus A400M. O objetivo é validar REVO por meio da realização de um teste de voo com conexões e reabastecimento no ar. “Até agora a campanha tem funcionado muito bem e, acima de tudo, a cooperação com a Força Aérea Alemã tem se caracterizado muito positiva”, disse o representante da FMV, Joakim Hamilton.
Os testes de reabastecimento em voo estão sendo conduzido na F21, em Luleå.
“Há muito tempo que temos uma capacidade limitada de reabastecimento em voo na Europa, então os alemães gostariam de mostrar que contribuem para reduzir a necessidade de aviões americanos de reabastecimento. A aeronave A-400M já existe na França e no Reino Unido, o que cria um padrão e aumenta a acessibilidade na Europa, então desse ponto de vista é uma aeronave interessante”, disse Joakim Hamilton.
Durante o período de duas semanas de teste, o A-400M alemão estará baseado na F21, juntamente com quatro Gripen C/D da FMV Test and Evaluation, e serão realizados sete voos de REVO.
O reabastecimento em voo é uma tarefa relativamente difícil e requer treinamento regular. Desta vez, também tentaremos reabastecer no período noturno, o que não temos feito com tanta frequência. Se é difícil durante o dia, é ainda mais difícil reabastecer no escuro, o que requer experiência e concentração.
Quando os testes estiverem prontos, segue-se a parte legal, onde será assinado um acordo de compra do serviço. Como o Airbus A400M está disponível em alguns países da OTAN, a validação também é de interesse para os usuários do Gripen.