FMV lança RFI para equipar a Força Aérea da Suécia com novas aeronaves de treinamento




O atual avião de treinamento da Força Aérea sueca, o Saab SK 60 ou Saab 105, tem muitos anos de serviço, mas agora o governo concedeu à FMV uma autorização para adquirir um sistema completo de treinamento de voo para a primeira fase do treinamento de pilotos. Isso inclui aeronaves, simuladores, equipamentos de segurança e manutenção.

Antes dos pilotos das Forças Armadas suecas voarem com o Gripen, eles passaram muitas horas lado a lado com um instrutor em um SK 60, ou Saab 105, como o avião é nomeado em sua versão civil. O avião de treinamento bimotor tem sido a base de todo o treinamento de vôo para pilotos desde os anos 1960, e agora a FMV está trabalhando para adquirir um novo avião de treinamento com equipamento associado.

Saab SK 60 ou 105

A Força Aérea sueca precisa muito de um novo treinador, bem como de todos os sistemas associados para o treinamento de futuros pilotos. A aeronave existente, SK60, voou pela primeira vez em 1963. Desde então, muita coisa aconteceu na indústria da aviação e na Força Aérea, tanto em termos de tecnologia quanto em como se pretende que futuros pilotos sejam treinados. “A aquisição que a FMV está realizando e que o governo autorizou será um sistema completo de aeronaves de treinamento básico para a primeira fase do treinamento”, diz Andreas Säf Pernselius, gerente de projetos da FMV.

O objetivo é que o sistema educacional esteja pronto em Malmen, em Linköping, para o primeiro lote de pilotos no verão de 2023. E antes disso, os instrutores de vôo devem poder voar o sistema. “É um cronograma muito apertado, mas o requisito claro da Força Aérea é que o sistema seja baseado em produtos existentes e que não haja soluções especiais suecas. O fornecedor também será responsável pela manutenção nos primeiros três anos, com opção por mais dois anos.

A idéia então, é adiar o contrato competitivo de manutenção”, afirma Malin Olofsson, comprador estratégico. É um esforço da equipe desenvolver a documentação necessária para uma compra competitiva desse tipo. É importante que os licitantes recebam uma boa base para suas propostas, o que também facilita quando formos avaliar as propostas. Isto é afirmado pelo comprador estratégico Malin Olofsson e pelo gerente de projetos Andreas Säf Pernselius.

Aeronave Saab SK-60 ou Saab 105 no museu da Força Aérea da Suécia

O FMV conduziu estudos de viabilidade em diferentes momentos e com diferentes intensidades, realizou um estudo de mercado por meio da chamada RFI e desenvolveu uma base para a aquisição de um sistema educacional completo. Por várias razões, a aquisição foi adiada em várias ocasiões. Quando a FMV recebeu informações de que o governo estava perto de decidir sobre o assunto, uma equipe do projeto foi rapidamente reunida. “Reunimos funcionários de diferentes áreas de especialização na FMV. A equipe trabalhou na compilação da documentação de compras, como a especificação técnica, a especificação da empresa e a documentação da solicitação”, diz Malin Olofsson.

Os desafios durante a conclusão da documentação do concurso para a aquisição foram reunir todas as partes interessadas afetadas pelo sistema de aviação escolar, incluindo vários departamentos e competências do FMV. O projeto também trabalha em estreita colaboração com os representantes da Força Aérea. “Não é possível criar uma base abrangente como fizemos agora sem todos os interessados ​​desde o início e que todos tenham uma mente aberta para a tarefa e possam lidar com mudanças rápidas; é melhor fazê-lo juntos como uma equipe”, diz Andreas Säf Pernselius.

Fatos

As partes que serão incluídas no contrato são:

A documentação dpara a concorrência estará disponível no eAvrop até 31 de julho de 2020, quando então a FMV começará a avaliar as propostas recebidas.

FONTE: FMV

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile