A Airbus testou com sucesso uma nova HMI (Human Machine Interface) simplificada, juntamente com recursos autônomos avançados, por meio de um projeto de codinome Vertex. Estas tecnologias, desenvolvidas pela Airbus UpNext, são controladas por um tablet touchscreen e visam simplificar a preparação e gestão da missão, reduzir a carga de trabalho dos pilotos de helicópteros e aumentar ainda mais a segurança.
O FlightLab da Airbus Helicopters voou de forma totalmente autônomo desde a decolagem, táxi, decolagem, cruzeiro, aproximação e pouso durante um voo de teste de uma hora, seguindo uma rota predefinida. Durante este voo, o piloto monitorou o sistema que é capaz de detectar obstáculos imprevistos e recalcular automaticamente uma trajetória de voo segura. Sempre que necessário o piloto pode facilmente ignorar os controles através do tablet e retomar a missão posteriormente. O período de testes de voo ocorreu de 27 de outubro a 22 de novembro nas instalações da Airbus Helicopters em Marignane, na França.
“Esta demonstração bem-sucedida de um voo totalmente autônomo da decolagem ao pouso é um grande passo em direção à redução da carga de trabalho do piloto e à HMI simplificada que a equipe da Airbus Urban Air Mobility pretende implementar no CityAirbus NextGen. Também poderia ter aplicações imediatas para helicópteros em voos de baixo nível perto de obstáculos, graças às informações fornecidas pelos lidars (light detection and ranging) a bordo”, disse Michael Augello, CEO da Airbus UpNext.
A Airbus Helicopters continuará a amadurecer as diferentes tecnologias que compõem o Vertex: sensores e algoritmos baseados em visão para consciência situacional e detecção de obstáculos, fly-by-wire para piloto automático aprimorado, e uma interface homem-máquina avançada, na forma de uma tela sensível ao toque e um display usado na cabeça para monitoramento e controle durante o voo.
FONTE: Airbus Helicopters