A linha de produtos Firebird da Northrop Grumman visa combinar flexibilidade, resistência e acessibilidade, características que estavam em exibição durante uma série de demonstrações no início deste ano.
O Firebird foi projetado para atender às demandas de longa data dos operadores, militares e civis, ao mesmo tempo em que expande suas opções. A aeronave está disponível em duas configurações, dependendo dos requisitos da missão: não tripulada e tripulada.
O sistema é semelhante aos sistemas legados da Northrop Grumman, com uma envergadura de 80 pés, um radome e uma cauda dividida com uma configuração de hélice impulsor, permitindo uma grande carga útil de mais de 1.700 lbs.
Onde o Firebird difere é sua nova abordagem sob medida, que é projetada para permitir o máximo de flexibilidade, disse Jon Haun, diretor de estratégia de produto e desenvolvimento de mercado para a aeronave.
A aeronave tem um tempo de vôo de mais de 30 horas, com mais de 25 cargas integradas até o momento, e oferece operações diurnas e noturnas em qualquer condição climática, base flexível e autonomia embutida. Em um nível mais amplo, a flexibilidade do Firebird pode ser vista em dois níveis principais, disse Haun.
Primeiro, os operadores podem facilmente instalar e trocar diferentes cargas úteis, graças ao design da baia de carga interna de 35 pés cúbicos e dos pods de carga externa externos. A troca de carga pode ser concluída em até 30 minutos.
Em segundo lugar, o radome do Firebird pode ser facilmente removido e substituído por um cockpit para duas pessoas, o que significa que os usuários podem converter um UAV em uma aeronave tripulada conforme necessário; isso pode ser realizado por duas pessoas em quatro horas.
Em agosto, a aeronave desdobrou-se de Mojave para a nova instalação Grand Sky da Northrop Grumman perto de Grand Forks, Dakota do Norte.
A empresa então realizou mais de 70 horas de voos no modo UAV em 7 dias, incluindo operações noturnas. O Firebird voou por mais de 36 horas em um único período de 38 horas, com a primeira perna sozinha se estendendo por mais de 25 horas.
Este teste envolveu monitoramento de infraestrutura de área ampla, monitoramento de agricultura, mapeamento de planícies de inundação, simulação de aplicação da lei, vigilância de dutos e muito mais. Marcou a primeira operação de detecção e prevenção baseada em solo para a aeronave, e as primeiras operações de aeronave na Northrop Grumman Grand Sky Facility. O teste usou os mesmos sensores que os demonstrados no Mojave, mas também incluiu uma carga eletro-óptica (EO) adicional.
As demonstrações destacaram a versatilidade do Firebird, disse Haun, tanto nas operações do dia-a-dia quanto na grande variedade de mercados que ele suporta. A flexibilidade da aeronave significa que ela pode até trabalhar em diferentes setores no mesmo dia, graças às cargas úteis intercambiáveis.
A empresa tem grandes ambições para os próximos anos, disse ele, e está cada vez mais focada em exibir a aplicabilidade do sistema nos mercados marítimos – militares e comerciais – e em operações em climas frios.
De forma mais ampla, a Northrop Grumman vê uma série de oportunidades para o Firebird fora de seu mercado doméstico nos Estados Unidos, acrescentou Haun, com a empresa ansiosa para se expandir em várias regiões do mundo.
Ele disse que a acessibilidade, resistência e flexibilidade que o Firebird oferece “o coloca no lugar certo para muitas aplicações nesse mercado global”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Shepard Media