Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen
Os 2 F-22 Raptor pertencentes ao 27th Fighter Squadron, chegaram a Santiago junto com 2 F-35A Lightning II pertencentes ao 61st Fighter Squadron, 1 KC-135R Stratotanker e 1 KC-10 Extender.
O F-22 Demo Team é responsável por demostrar a capacidade de manobras aéreas do caça, e eles barbarizaram mais uma vez.
O F-22 combina características importantes (Stealth, Supercruise, Alta Manobrabilidade e Aviônica Integrada), o que faz dele o melhor caça de combate da atualidade, e um componente crítico da Força-Tarefa de Ataque Global, projetando domínio aéreo, rapidamente e a grandes distâncias.
Diariamente, o Raptor se apresentava, as vezes até pela manhã e a tarde, o que para o público presente era fantástico, pois na América do Sul não existem muitos eventos como a FIDAE. Seu acionamento e o rápido taxi até a cabeceira da pista, demonstram claramente sua capacidade de reação e engajamento na função de interceptador.
Os pilotos do esquadrão após cada voo eram vistos como pop stars, com o público e mesmo jornalistas, solicitando seus autógrafos, demonstrando o impacto que suas apresentações geraram para quem teve a oportunidade de assisti-las.
Após o voo, a aeronave era cercada por um cordão de isolamento o que não permitiu que fizéssemos fotos mais detalhadas das aeronaves. Ao fim de cada dia, as aeronaves eram recolhidas para um hangar, só reaparecendo no dia seguinte nos horários estabelecidos para os voos de demonstração.
Vale salientar que estamos falando de demonstração aérea, apenas uma de suas características de combate. Nós do Defesa Aérea & Naval, esperamos poder no futuro, ter outros encontros com o F-22 Raptor!