Farnborough, Reino Unido, 21 de julho de 2024 – As três nações do Global Combat Air Programme (GCAP), Reino Unido, Itália e Japão, revelaram um novo modelo conceitual de sua aeronave de combate de próxima geração no Farnborough International Airshow.
Expondo juntos na feira pela primeira vez, os três parceiros governamentais da GCAP e seus principais parceiros industriais BAE Systems (Reino Unido), Leonardo (Itália) e Mitsubishi Heavy Industries (Japão) mostrarão os avanços significativos que estão fazendo para progredir na entrega de uma aeronave de combate verdadeiramente da próxima geração.
O novo modelo conceitual em exibição no Hall 5 apresenta um design muito mais evoluído, com envergadura maior que os conceitos anteriores, para melhorar a aerodinâmica da futura aeronave de combate.
Engenheiros da BAE Systems, Leonardo e Mitsubishi Heavy Industries estão trabalhando juntos sob um acordo de colaboração no projeto e desenvolvimento da futura aeronave de combate, usando uma gama de ferramentas e técnicas digitais inovadoras, incluindo modelagem baseada em computador e realidade virtual para evoluir o design da aeronave. durante sua fase de concepção.
Herman Claesen, Diretor Geral, Future Combat Air Systems, BAE Systems, disse que “Nos 18 meses desde o lançamento do Global Combat Air Programme (GCAP), temos trabalhado em estreita colaboração com os nossos parceiros industriais na Itália e no Japão, no âmbito do acordo de colaboração, e também com os três governos, para compreender e alinhar os requisitos para uma próxima geração aeronaves de combate. O novo modelo, apresentado no Farnborough International Airshow, mostra um progresso notável no design e na concepção deste futuro caça. Continuaremos a testar e a evoluir o design, à medida que nos aproximamos da próxima fase do programa.”
Guglielmo Maviglia, Diretor do Global Combat Air Programme (GCAP) na Leonardo, disse que “O ritmo do programa é extraordinário, assentado numa base sólida, num legado industrial em cada país e numa parceria liderada pelo governo. Desde que o acordo foi assinado em Dezembro de 2023, o programa tem registado um forte compromisso por parte de cada parceiro. Cada um traz qualidades e requisitos diferentes, mas complementares. Estamos agora a trabalhar em estreita colaboração para trocar conhecimentos, enfrentar desafios comuns e alcançar objetivos comuns. O programa é imensamente importante para a Itália, para a Leonardo, incluindo a nossa empresa sediada no Reino Unido, e para a indústria italiana em geral. A GCAP representa o futuro do combate aéreo numa perspectiva de Sistemas para as nossas gerações vindouras.”
Hitoshi Shiraishi, membro sênior, GCAP, Mitsubishi Heavy Industries, Ltd, disse que “A MHI considera qualquer projeto uma oportunidade valiosa para aprofundar nosso conhecimento. Em particular, como o GCAP é um programa de desenvolvimento conjunto de três países entre Japão, Reino Unido e Itália, esperamos obter melhores resultados e conhecimentos mais profundos do que nunca, combinando as diferentes culturas, experiências e conhecimentos das três indústrias envolvidas. Espero também que este programa GCAP, com a ampla participação das empresas de defesa do Japão, promova a inovação no setor industrial do país, como a transformação digital, bem como o desenvolvimento de recursos humanos no campo da ciência e tecnologia.”
A aeronave de combate, prevista para entrar em serviço em 2035, será um dos caças em serviço mais avançados, interoperáveis, adaptáveis e conectados do mundo, ostentando um sistema de armas inteligente, um cockpit interativo acionado por software, sensores integrados e um poderoso radar de última geração capaz de fornecer 10.000 vezes mais dados do que os sistemas atuais, dando-lhe uma vantagem na vitória em batalhas.
A GCAP é uma parceria estrategicamente importante, que reúne os governos do Reino Unido, Itália e Japão, e as suas respectivas indústrias, para colaborar em objectivos militares e industriais partilhados na entrega de uma capacidade aérea de combate da próxima geração.
O programa é extremamente significativo para a segurança, a prosperidade política e econômica de cada nação e, através de uma transferência eficaz de conhecimento e tecnologia, ajudará a evoluir e a fornecer uma importante capacidade de combate aéreo soberano em cada nação, para as gerações vindouras.
A GCAP deverá empregar dezenas de milhares de pessoas qualificadas no Reino Unido, Itália e Japão, aumentando as competências e tecnologias industriais para o futuro.
FONTE: BAE Systems