Farborough 2020: Reino Unido reforça o esforço para o caça ‘Tempest’, adicionando sete empresas

Por Craig Hoyle

O Reino Unido fortaleceu o agrupamento industrial por trás do seu programa Tempest Future Air System (FCAS), através de acordos com sete empresas. Detalhado em 20 de julho, o desenvolvimento envolve Bombardier Belfast, Collins Aerospace Systems, GE Aviation UK, GKN Aerospace, Martin-Baker, Qinetiq e Thales UK.

As empresas selecionadas apoiarão o trabalho do Team Tempest, uma colaboração entre a BAE Systems e a fabricante de motores Rolls-Royce, além das armas britânicas de radares e especialista em guerra eletrônica Leonardo e o produtor de armas MBDA. “Estamos buscando oportunidades para ampliar o projeto Team Tempest e trazer o melhor da capacidade e experiência do Reino Unido, tanto dentro quanto fora da defesa”, diz Dave Holmes, diretor de fabricação da BAE Systems Air.

“O Tempest está se tornando um empreendimento verdadeiramente nacional”, acrescenta ele. “Coletivamente, as [sete] empresas procurarão apoiar mais de 60 atividades de demonstração de tecnologia que estão em andamento atualmente”, diz a BAE. Os novos arranjos se basearão na experiência da Bombardier Belfast na fabricação de aerostruturas complexas, enquanto a Collins Aerospace Systems fornecerá “recursos avançados de atuação”. O papel da GE Aviation UK se concentrará no suporte às necessidades de energia, aviônicos e interface homem-máquina, com a GKN Aerospace envolvida no desenvolvimento de “materiais, processos e tecnologias de fabricação”. O papel de Martin-Baker se concentrará nos assentos de ejeção, o Qinetiq é o de apoiar as atividades de teste e avaliação enquanto a Thales UK apoiará o desenvolvimento do futuro “sistema digital” subjacente do sistema aéreo.

Paralelamente a isso, a Saab também estabelecerá um novo centro FCAS do Reino Unido em apoio ao esforço, como parte de um investimento de £ 50 milhões ($ 63 milhões) vinculado ao envolvimento da Suécia no programa Tempest. Estocolmo, em julho de 2019, assinou um memorando de entendimento com o Reino Unido para cooperar na atividade. “O Combat Air é um componente essencial da política de defesa da Suécia e é definida como um interesse de segurança nacional. A estratégia FCAS da Saab garante que a tecnologia esteja em vigor para suportar uma capacidade aérea futura de longo prazo e também para atualizações contínuas do Gripen E nas próximas décadas”, diz o executivo-chefe Micael Johansson.

Saab Gripen E

“A Saab tomou a decisão de criar um novo centro FCAS para que possamos desenvolver ainda mais a estreita relação de trabalho com os outros parceiros industriais do FCAS e o Ministério da Defesa do Reino Unido. Isso enfatiza a importância do FCAS e do Reino Unido para o futuro da Saab.”

Em uma declaração de resultados semestral emitida em 17 de julho, a Saab indicou que durante o período sua parceria com o Reino Unido “se intensificou e novos estudos foram conduzidos”.

FONTE: Flight Global

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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