Farborough 2020: Qinetiq equipa com sucesso helicóptero H125 com ‘drone semi-autônomo’

Por Dominic Perry

A Qinetiq concluiu o que afirma ser a primeira demonstração do Reino Unido de equipes tripuladas e não tripuladas (MUM-T), usando um helicóptero single-light Airbus H125 padrão trabalhando em conjunto com um “drone semi-autônomo”.

Realizado na área de treinamento de Salisbury Plain, no sudoeste da Inglaterra, em 19 de junho, as duas aeronaves trabalharam juntas para identificar alvos em potencial em uma área designada.

Um operador a bordo do helicóptero conseguiu monitorar as imagens enviadas de volta do veículo aéreo não tripulado (UAV), permitindo que ele operasse de forma independente. Somente se uma decisão fosse necessária, o operador interviria.

Financiado pelo QG do Exército, o trabalho será “entregue” a força em setembro pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa como parte de um experimento mais amplo de combate.

A Qinetiq diz que foi capaz de realizar a avaliação com pequenas modificações na aeronave tripulada. O controle do UAV era por meio de um tablet a bordo do helicóptero, embora pudesse ser transferido de uma pessoa para outra, conforme necessário.

“Isso não apenas garante que um drone não tripulado possa sempre ser controlado pela pessoa mais bem posicionada para tomar decisões, mas também abre caminho para uma abordagem mais colaborativa ao uso de ativos de defesa”, diz a Qinetiq.

O H125 foi retirado da frota que a Qinetiq opera para a Empire Test Pilots ‘School, em nome do Ministério da Defesa do Reino Unido.

A Leonardo Helicopters deveria ter realizado um teste similar de vários dias usando um dos Wildcat do Exército Britânico e um pequeno UAV em abril e maio deste ano.

FONTE: Flight Global

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile