Duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira foram acionadas e devem decolar do Rio de Janeiro na manhã deste domingo (29/01) para ajudar no combate aos incêndios florestais no Chile. Os aviões operados pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), com 28 militares a bordo, seguirão em voo direto até a capital, Santiago.
“Ao chegar a Santiago, a tripulação receberá orientações da Onemi [Oficina Nacional de Emergencia del Ministerio del Interior] e da Conaf [Corporación Nacional Forestal], responsáveis pela coordenação da ajuda internacional, e será destinada para o local a partir do qual devem operar”, explica o Adido de Aeronáutica no Chile, Coronel Aviador Paulo Cesar Andari.
O governo brasileiro ofereceu ajuda ao Chile. O acionamento ocorre após coordenações entre os Ministérios da Defesa e de Relações Exteriores com o Comando da Aeronáutica.
Sistema embarcado – Um dos aviões C-130 Hércules da FAB vai decolar equipado com o sistema MAFFS (sigla em inglês de Modular Airborne Fire Fighting System). O outro transportará os materiais de suporte ao emprego, tais como compressor, piscinas para abastecer de água a aeronave e equipamentos de manutenção.
O sistema MAFFS é composto por cinco tanques de água. Dois tubos projetam-se pela porta traseira do C-130 e, a uma altitude média de
Histórico – Em janeiro de 2014, o Chile também solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios. Uma aeronave C-130 Hércules da FAB foi enviada ao Chile para ajudar a combater um incêndio florestal que atingiu as comunas de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram da missão.
Assista ao vídeo e veja como o equipamento MAFFS funciona:
FONTE: Agência Força Aérea