FAB opera com o KC-390 pela primeira vez no Comando de Aviação do Exército

Por Guilherme Wiltgen

Por ocasião da Operação Perseu, maior exercício do Exército Brasileiro em 2024, a Força Aérea Brasileira (FAB) está apoiando com uma aeronave de transporte tático multimissão KC-390 Millennium.

O FAB2858, que pertence ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), foi o sexto KC-390 entregue para a FAB e o primeiro entregue pela Embraer na configuração de Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês). O certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.

O primeiro pouso no Comando de Aviação do Exército (CAvEx) marca o início de uma nova fase em apoio às tropas Aeromóveis do Exército Brasileiro e mostra toda a versatilidade do KC-390 de realizar pousos e decolagens em pistas curtas.

Sediada na cidade de Caçapava, a 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (Brigada Fornovo di Taro), possui dois Batalhões de Infantaria Leve na região, 5° BIL (Lorena) e 6° BIL (Caçapava) e a única  Companhia de Engenharia de Combate Leve Aeromóvel do EB, a 12ª Cia E Cmb L (Pindamonhangaba).

A possibilidade do KC-390 em operar a partir do CAvEx, amplia consideravelmente a capacidade estratégica de deslocamento das tropas aeromóveis do Exército, unidades componentes da Força de Prontidão Operacional (FORPRON), podendo desta forma estar rapidamente em qualquer região do Brasil.

O KC-390, que já demonstrava todo o seu potencial no emprego ao apoio às tropas paraquedistas, agora expande sua capacidade em apoio às tropas aeromóveis também, podendo inclusive transportar veículos blindados ou não e equipamentos, aumentando a interoperabilidade entre a Força Aérea e o Exército.

Sair da versão mobile