FAB coordena 1º Workshop sobre inspeção e reparos em estruturas de material composto

O objetivo é preparar o PAMA-SP para a manutenção de aeronaves como o Gripen NG

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) sediou, entre os dias 20 e 23 de setembro, o 1º Workshop sobre reparos em estruturas aeronáuticas de material composto e ensaios não-destrutivos. Com menor peso, alta resistência à corrosão, design suave e aerodinâmico, os materiais compostos (por exemplo, fibra de caborno), são utilizados na fabricação das aeronaves modernas, como o KC-390, o Gripen NG e os veículos remotamente pilotados, o RQ-450 e o RQ-900.

O objetivo do workshop foi apresentar aos técnicos e engenheiros do PAMA-SP as tarefas básicas de identificação e execução de reparo de estruturas de aeronaves existentes, além de preparar os militares para que possam lidar com as novas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390 e o Gripen NG.

De acordo com o Tenente Engenheiro Leonardo Ernane da Rocha, a primeira aeronave reparada pelo PAMA-SP com estrutura de material composto, não metálica foi um veículo aéreo não tripulado. “A manutenção foi um sucesso e nos motivou a promover o Workshop para conhecer métodos de reparos mais atuais”, declarou.

O evento promovido em parceria com consórcio holandês ICRIT (Integrated Composite Repair, Inspection & Training) especializado em treinamento, contou com a participação 30 militares, entre eles, engenheiros e sargentos especialistas. Durante o curso prático, os militares puderam simular danos nos materiais e aprender os melhores métodos para repará-los.

“O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo está sempre acompanhando os avanços tecnológicos referentes aos reparos de estruturas de materiais compostos, e posso afirmar que estamos capacitados para receber o Gripen NG”, ressaltou o coordenador do Workshop, Tenente-Coronel Aviador Sandro Rondon Rett.

FONTE e FOTO: FAB

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