FAB conclui este mês entrega de três Bandeirantes Modernizados

Os aviões foram modernizados no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos no Rio de Janeiro

O Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), localizado no Rio de Janeiro (RJ), conclui este mês a entrega de mais três aeronaves C-95M Bandeirante a três unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa entrega concretiza 32 das 49 modernizações previstas para ocorrer até o fim do contrato, renovando as características operacionais e logísticas dessa aeronave que cumpre diversas operações na FAB.

As aeronaves foram modernizadas no PAMA-AF durante um tempo médio de 6 meses e serão entregues aos seguintes operadores: o Instituto de Pesquisas e Ensaios de Voo (IPEV), organização pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP); o Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (4° ETA), sediado em Guarulhos (SP); e o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Lagoa Santa (MG).Transporte logístico é uma das missões do C-95 2S Aguiar

A linha de revisão de aeronaves do PAMA-AF, além de acompanhar o trabalho de modernização executado pela empresa contratada, também é responsável por realizar atividades de manutenção pré e pós-modernização, que incluem a realização das inspeções pendentes, a pintura, o voo de teste e a entrega da aeronave aos operadores.

“Esta aeronave contribuiu para a história da Força Aérea e da indústria nacional e, a partir de sua modernização, continuará escrevendo as páginas pelos seus 17 operadores, realizando aproximadamente 23 mil horas de voo anuais”, destacou o Diretor do PAMA-AF, Coronel Aviador Márcio Felipe de Medeiros.

Ele explicou ainda que, com a modernização da frota, a FAB poderá melhor utilizar as características da aeronave em proveito de várias missões em prol da sociedade.

“São missões de transporte aéreo logístico, patrulha marítima, lançamento de paraquedista, missões de evacuação aeromédica, ação cívico-social, ensaio em voo, inspeção em voo, instrução aérea, dentre outras, em todo o território nacional’’, pontuou o oficial.

FONTE: FAB

Sair da versão mobile