A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (20), na Base Aérea de Brasília (Ala 1), no Distrito Federal (DF), a cerimônia em comemoração ao 148º Aniversário de Nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Durante a solenidade, ocorreu a entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont, honraria que foi concedida a 138 agraciados.
O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; de Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica; dentre outras autoridades civis e militares.
Na cerimônia, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, destacou a figura de Santos-Dumont como uma inspiração na criação de soluções para os desafios da época. “É um brasileiro que enche de orgulho a nossa gente e inspira civis e militares com sua história de vida e capacidade de criar soluções para os desafios de sua época, sabendo transformar sonhos em realidade. Sua herança inventiva foi marcante para a evolução tecnológica e para a revolução do transporte no mundo”, disse o ministro em seu discurso.
No evento, o Comandante da Aeronáutica falou da importância histórica de Santos-Dumont para a FAB e para o País. “Ao comemorarmos 115 anos do primeiro voo do 14-Bis, continuamos nossa navegação rumo a um futuro promissor e pleno de realizações, ratificando dia a dia a importância dos meios aéreos para o desenvolvimento, para as relações pessoais e para a nossa Força Aérea, as Asas que Protegem o País”, celebrou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.
Homenagem
A Medalha Mérito Santos-Dumont é uma comenda criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do primeiro voo do 14-Bis. É uma distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que se hajam destacado no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem especial bem como aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.
A condecoração foi entregue a militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, de Forças Armadas estrangeiras, além de autoridades dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, e civis.
O Adido de Defesa de Portugal, Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Silveirinha Canané foi um dos agraciados. “É uma grande honra receber essa condecoração, porque representa o reconhecimento das excelentes relações que existem entre Brasil e Portugal na área da Defesa, especificamente nas relações entre as Forças Aéreas dos dois países”, ressaltou o Oficial.
Segundo o Deputado Federal Luiz Ovando, receber a homenagem é uma grande honraria. “Todo menino tem um sonho, que é ser piloto. Eu também tinha esse sonho. Aqui recebendo essa honraria eu selo a busca por liberdade que se mantém constante para o resto da vida, na condição de deputado federal, lutando por um País cada vez mais livre e determinado”, completou o parlamentar.
Fábio Carlos Uchoa Sales Ribeiro, piloto de linha aérea, também foi agraciado com a comenda. “Para mim é uma honra receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, o Pai da Aviação. Essa indicação é fruto de nosso trabalho social voluntário com a ajuda da Força Aérea Brasileira”, disse.
História
Alberto Santos-Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, em Palmira (MG). Em 23 de outubro de 1906, o 14-Bis voou, decolando, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura e aterrissou. Era o primeiro voo homologado do mais pesado que o ar, para uma multidão de testemunhas eufóricas no campo de Bagatelle, em Paris.