Após 29 anos voando o T-27 Tucano, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) inicia a transição para o voo em uma nova aeronave nacional, assim como aconteceu nos anos 80.
Os novos aviões, fabricados pela Embraer, têm mais que o dobro de potência dos T-27 Tucano que hoje equipam o EDA. Assim como as aeronaves estão mudando, as apresentações também vão mudar, com a volta da manobra conhecida como “Lancevack”, quando o avião faz uma série de “cambalhotas” rápidas pra frente.
Entre as principais diferenças entre as duas aeronaves está a velocidade, enquanto o Tucano atinge 518 km/h, o Super Tucano vai até 590 km/h.
O EDA vai receber quatro aeronaves do modelo A-29B (Biplace), que já servirão para a readaptação dos aviadores que passaram pelo treinamento em Natal, e os outros oito A-29 serão da versão A (Monoplace).
Com isso, a Esquadrilha da Fumaça deverá receber um avião de transporte para os voos de apoio, transportando os mecânicos e os suprimentos.