Por Guilherme Wiltgen
Segundo informações da Força Aérea sueca, os Capitães Fórneas e Pascotto devem realizar seus voos solo no Gripen C até o final deste mês. O evento marca um importante passo no programa F-X2 para a introdução dos 36 Gripen E na Força Aérea Brasileira (FAB).
Após sete semanas de treinamento para conversão, que incluiu cinco voos na versão biplace acompanhados por instrutores, e de várias horas no simulador, ainda no mês de janeiro devem assumir o comando do Gripen C (monoplace), finalizando a primeira fase do treinamento.
Após a conclusão desta primeira fase, os dois oficiais brasileiros vão passar por treinamento de prontidão de combate antes de retornar ao Brasil, para aguardar a chegada dos primeiros Gripen C/D pela FAB, antes do início do recebimento da mais nova versão, o Gripen E, que serão construídos pela Embraer e a Saab.
Os Capitães Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas, possuem 1.500 e 1.800 horas de voo em F-5EM e Mirage 2000, respectivamente, e serão os dois primeiros instrutores brasileiros do Gripen.