F-X2: Brasil e Suécia assinam contrato de financiamento dos novos caças da FAB

Representantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional do Brasil e da agência sueca de crédito à exportação (Swedish Export Credit Corporation-SEK) assinaram nesta terça-feira (25/08) o contrato de financiamento que permitirá a aquisição e o desenvolvimento dos caças Gripen NG. O contrato comercial inclui a compra de aeronaves de combate, suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças. É a etapa final para o início da fabricação dos novos caças.

O evento foi realizado na Embaixada do Brasil em Londres, às 10h (horário de Brasília), e contou com as presenças do embaixador Roberto Jaguaribe e do Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto.

A assinatura encerra as negociações e inicia a fase de execução do contrato comercial, concretizando uma aliança estratégica entre os países. As 36 aeronaves atenderão às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) nos próximos 30 anos.

O ministro Jaques Wagner ressaltou a importância dessa etapa do projeto, depois de um longo processo entre os países, iniciado em dezembro de 2013. “A assinatura do contrato financeiro do Gripen NG é de fundamental importância já que encerra a fase negocial e inicia a fase de execução do contrato comercial, com aquisição e desenvolvimento dos caças, concretizando, assim, uma aliança estratégica entre Brasil e Suécia”, destacou.

As taxas de juros negociadas pelo Ministério da Defesa e que integram o contrato financeiro são de 2,19%, permitindo ao governo brasileiro uma economia de até R$ 600 milhões. Com os percentuais definidos, e a aprovação do acordo pelo Senado Federal brasileiro, o Ministério da Fazenda autorizou a operação de crédito externo no valor de até 245,3 milhões de dólares (armamento) e 39,882 bilhões de coroas suecas (aeronaves e suport Adidância Londrese logístico).

Histórico

A escolha do Gripen NG foi anunciada em dezembro de 2013. O contrato comercial com a empresa sueca SAAB inclui a compra de aeronaves de combate, suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças.

A Força Aérea Brasileira receberá 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. O contrato prevê ainda a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, incluindo oito unidades de dois lugares, um modelo criado especialmente para a FAB.

A participação do Brasil no desenvolvimento do projeto dará à indústria aeronáutica brasileira acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo os códigos-fonte do Gripen. O programa de transferência de tecnologia, que contempla U$$ 9,1 bilhões, incluirá itens como a integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave, além do intercâmbio de conhecimento com mais de mais de 350 brasileiros indo a Suécia para treinamento.

Sair da versão mobile