F-X2: Brasil assinará em Londres contrato financeiro do projeto Gripen NG

Gripen-NG-FAB-LAAD-2015

Na próxima semana uma comitiva brasileira com representantes do Comando da Aeronáutica e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional irá a Londres para assinar o contrato financeiro do Projeto F-X2 (Gripen NG).

A assinatura do contrato acontecerá após negociações para definição das taxas de juros, intermediadas pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, com representantes da agência de promoção e fomento às exportações da Suécia, a SEK (Swedish Export Credit Corporation), realizada em julho deste ano.

As taxas de juros firmadas foram de 2,19% permitindo ao governo brasileiro uma economia de até R$ 600 milhões. Com os percentuais definidos, o Senado Federal brasileiro aprovou o projeto, tendo o Ministério da Fazenda publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (21) a autorização para operação de crédito externo no valor de até 245,3 milhões de dólares e 39,882 bilhões de coroas suecas.

O crédito cobrirá 100% do contrato comercial, sem a necessidade do pagamento de sinal. “A aprovação do projeto é uma decisão estratégica para garantir a soberania nacional do espaço aéreo brasileiro”, ressaltou Jaques Wagner.

O pagamento efetivo do financiamento só ocorrerá após o recebimento da última aeronave previsto para 2024.

Gripen NG

Anunciado em dezembro de 2013, o contrato comercial com a empresa sueca SAAB inclui a compra de aeronaves de combate, suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças.

A Força Aérea Brasileira receberá 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. O contrato prevê ainda a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, incluindo oito unidades de dois lugares, um modelo criado especialmente para a FAB.

A participação do Brasil no desenvolvimento do projeto dará à indústria aeronáutica brasileira acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo os códigos-fonte do Gripen. O programa de transferência de tecnologia incluirá itens como a integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave, além do intercâmbio de conhecimento com mais de mais de 350 brasileiros indo a Suécia para treinamento.

Em paralelo, a Embraer também vem se preparando para receber o Gripen NG e já realizou as obras de terraplanagem para construção do prédio que abrigará o Centro de Desenvolvimento Conjunto do projeto.

FONTE: MD

Sair da versão mobile