F/A-XX – Boeing, Lockheed Martin e Northrop Grumman se enfrentarão na competição para o futuro caça da Marinha dos EUA

Por Justin Katz e Michael Marrow

WASHINGTON – Três importantes fabricantes americanos de defesa aeroespacial estão competindo para construir a aeronave do programa secreto de caça de ataque de próxima geração da Marinha dos EUA (US Navy), enquanto outros dois buscam produzir o motor, confirmou hoje o serviço ao Breaking Defense.

De acordo com um relatório de domingo da Aviation Week, Boeing, Lockheed Martin e Northrop Grumman estão competindo para construir a aeronave programada para substituir a frota de F/A-18 da Marinha americana. O mesmo relatório identificou a Pratt & Whitney e a GE Aerospace como concorrentes de motores.

Em resposta a um pedido de comentário da Breaking Defense, um porta-voz da Marinha disse: “O F/A-XX concluiu recentemente a fase de refinamento do conceito e entrou na maturação do projeto. A Marinha confirma que Boeing, Lockheed Martin, Northrop Grumman, GE Aerospace e Pratt & Whitney são participantes da indústria no Programa F/A-XX.”

Caça F / A-18 Super Hornet pousando no USS George Washington

A Marinha “identificou alcance operacional, capacidade, cadeias de destruição de longo alcance, autonomia e capacidade de sobrevivência da próxima geração como facilitadores-chave na Ala Aérea do Futuro e no apoio à Família de Sistemas”, acrescentou o porta-voz.

A Boeing se recusou a confirmar diretamente que estava na competição, mas forneceu uma declaração de Steve Nordlund, vice-presidente e gerente geral da Boeing Air Dominance, na qual ele disse: “Os caças Boeing são a espinha dorsal da ala aérea dos porta-aviões de hoje, e estamos usando o que aprendemos para informar o investimento estratégico multibilionário que estamos fazendo em sistemas avançados de missão aberta e em novas fábricas totalmente digitais do futuro.”

“Estamos totalmente empenhados em ajudar a Marinha dos EUA a alcançar a sua visão futura”, disse ele no comunicado.

Candis Roussel, porta-voz da divisão Skunk Works da Lockheed, recusou-se a comentar especificamente sobre o anúncio da Marinha. No entanto, Roussel acrescentou que “temos trabalhado arduamente para desenvolver tecnologias críticas que permitam soluções avançadas de domínio aéreo. Fornecer essas soluções de ponta de acordo com a necessidade depende de engenharia digital, fabricação avançada e uma equipe unificada em torno desta missão.”

Ilustração do caça de 6ª geração da US Navy

Um porta-voz da Northrop Grumman confirmou ao Breaking Defense que a empresa está participando do trabalho de desenvolvimento dos esforços do F/A-XX da Marinha, mas não deu mais detalhes. No entanto, no início deste verão, a CEO da Northrop, Kathy Warden, indicou que a empresa estava prosseguindo com o esforço para o caça da Marinha. E Tom Jones, presidente da Aeronautics Systems da Northrop, disse à Aviation Week que “Nosso foco e investimento em engenharia digital, fabricação avançada e legado no projeto e colocação em campo de aeronaves com sistemas de missão avançados nos permitem projetar, executar e sustentar rapidamente os sistemas atuais e futuros.”

Porta-vozes da Pratt & Whitney e da GE Aerospace confirmaram sua participação na competição.

O programa para construir o próximo caça de ataque da Marinha é formalmente chamado de “Domínio Aéreo da Próxima Geração” – o mesmo nome que a Força Aérea deu ao seu caça de próxima geração , embora seja um esforço separado – e está em grande parte envolto em segredo. Em recentes solicitações de orçamento, a Marinha disse que deseja priorizar o financiamento da pesquisa e desenvolvimento do NGAD em vez da produção contínua de F/A-18 Super Hornets , uma decisão que teve uma recepção negativa por parte dos membros do Congresso cujos distritos se beneficiam economicamente do fábricas de aeronaves legadas.

Acredita-se que o desenvolvimento do caça NGAD da Força Aérea esteja à frente do da Marinha, com entrega prevista para o próximo ano . O diretor da Northrop revelou recentemente que a empresa não está competindo pelo jato de sexta geração. Acredita-se que a Lockheed e a Boeing sejam os únicos concorrentes do programa da Força Aérea, embora nenhuma delas tenha dito isso publicamente.

Motor GE F-414

Enquanto isso, a Pratt e Whitney e a GE também estão competindo separadamente para construir o motor do NGAD da Força Aérea dos EUA, com um oficial de alto escalão compartilhando recentemente novos planos para que ambas as empresas construam protótipos de motores.

O secretário da Força Aérea, Frank Kendall, disse que o caça NGAD de sua Força provavelmente custará “múltiplos” do F-35, e que os planos iniciais são para comprar 200 unidades do caro avião. O caça, que substituirá o F-22 a partir da década de 2030, desfrutará de maior controle governamental sobre os direitos de dados, disse Kendall, e será construído usando um grupo crescente de fornecedores “não tradicionais”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

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