Por Tony Capaccio
Um sistema da Lockheed Martin de US $ 17 bilhões usado desde 2009 de monitoramento dos caças F-35 para reparos, substituição de peças e manutenção geral está repleto de falhas, às vezes forçando o pessoal a passar horas inserindo dados manualmente, de acordo com auditores do congresso. As equipes de manutenção em uma das cinco bases da Força Aérea, da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA que foram revisadas “estimam que gastam uma média de 5.000 a 10.000 horas por ano, rastreando manualmente as informações que devem ser capturadas de forma automática e precisa” pelo sistema da Lockheed, informou o Government Accountability Office (GAO) em um relatório obtido pela Bloomberg News.
Além disso, “dados imprecisos ou ausentes” no Sistema Autonômo de Informação Logística, ou ALIS, às vezes resultam em alertas de que “uma aeronave não deve ser pilotada, mesmo estando pronta para o vôo”, afirmou o GAO. Os aviadores disseram que as falhas estão afetando a prontidão dos aviões de combate construídos pela Lockheed. Em um local, as equipes experimentaram até 400 “problemas por semana relacionados a registros eletrônicos inexatos ou ausentes”, segundo o relatório. O problema aumenta a incerteza sobre o F-35, o sistema de armas mais caro do mundo.
A atenção se concentrou por muito tempo no programa de aquisição de US $ 428 bilhões do avião e nos contratempos no desenvolvimento e produção. Mas agora o custo de manutenção dos aviões – estimado em US $ 1,2 trilhão em 66 anos – é o que mais preocupa oficiais militares e legisladores no painel do Comitê de Serviços Armados da Câmara que solicitou a avaliação do GAO.
Lockheed diz que as atualizações de software mais recentes obtiveram ‘feedback muito favorável do usuário’
Um sistema de diagnóstico em pleno funcionamento no nível de Ala e Esquadrão, bem como uma rede de depósitos, que está atrasada, são essenciais para reduzir os custos estimados, dizem as autoridades. O pessoal das cinco bases que o GAO visitou, disseram que o sistema melhorou desde 2015, quando a Lockheed emitiu três atualizações, mas eles “continuam relatando desafios significativos” que estão afetando as operações diárias do F-35, informou a agência.
O pessoal de manutenção nas bases também levantou preocupações semelhantes ao escritório do inspetor-geral do Pentágono, que afirmou em junho que partes da Lockheed, sediada em Bethesda, Maryland, frequentemente careciam do histórico de uso eletrônico necessário para instalá-las. O inspetor-geral disse que pode ter sido pago a mais até US $ 10,6 milhões a Lockheed. O projeto de política de defesa deste ano determinou que o Pentágono tome medidas para recuperar esses dólares. As equipes de manutenção “expressaram preocupação com os problemas de integridade dos dados” e “nos disseram que os registros eletrônicos freqüentemente estão incorretos, corrompidos ou ausentes, resultando no ALIS sinalizando que a aeronave deve ser “grounded”, geralmente nos casos em que os mantenedores sabem que as peças foram danificadas, corretamente instaladas e segura para o voo”, afirmou o GAO.
O Pentágono anunciou em janeiro que está implementando um novo sistema de diagnóstico gerenciado por militares, com o objetivo de incorporar os melhores recursos da versão da Lockheed, oferecendo grandes melhorias que a Força Aérea desenvolveu em seus próprios laboratórios de software e no 309º Grupo de Engenharia de Software. Apelidado de “ODIN”, em homenagem ao pai do deus Thor na mitologia nórdica, com o primeiro equipamento devendo ser entregue em setembro, com uso inicial no final de 2021. Ele deve estar totalmente operacional em dezembro de 2022 para todos os esquadrões de F- 35, disse o tenente-general Eric Fick, gerente de programas do F-35, em uma conferência do setor em 4 de março. Isso acontece se o programa permanecer dentro do cronograma, o que foi uma raridade nos quase 20 anos de esforço para desenvolver, produzir e implantar o F-35. Ellen Lord, chefe de aquisições do Departamento de Defesa, que acompanhou de perto os desafios de suporte do F-35, disse ao GAO em uma resposta por escrito que as autoridades “estão construindo a estratégia que orientará o desenvolvimento do ODIN e incluirão itens como tarefas-chave, marcos e agenda.”
O porta-voz da Lockheed, Brett Ashworth, disse em comunicado que a empresa está trabalhando com o Pentágono em melhorias no sistema atual. “Continuamos comprometidos em melhorar a velocidade, reduzir a mão-de-obra e aprimorar a experiência do usuário durante a transição” para o ODIN liderado pelo governo, disse ele. Ashworth disse que as atualizações de software mais recentes trouxeram um “feedback muito favorável do usuário”.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN